Após fala de Bolsonaro em live, ações da Petrobras despencam nos EUA

92

Presidente disse estudar uma forma de mudar a política de preços da empresa, que, segundo ele, deveria ter “viés social”, sem altos lucros

PetrobrasMichael Melo/Metrópoles
A declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre mudar a política de preços da Petrobras, além de afirmar que a empresa deveria ter um “viés social” e abrir mão de lucros altos, teve um efeito imediato: as ações da petroleira no mercado internacional despencaram.

Na Bolsa de Nora York (EUA), após o fechamento do pregão regular, as ações da Petrobras caíram 3,8% no chamado “after hours” – que são as negociações realizadas depois do fim do expediente.

Em live transmitida pelas redes sociais nesta quinta-feira (28/10), Bolsonaro disse que estuda uma mudança na política de preços da Petrobras. Atualmente, os preços dos combustíveis vendidos pela estatal são atrelados ao câmbio e ao preço do barril de petróleo no mercado internacional.

“A Petrobras é obrigada a aumentar o preço porque ela tem que seguir a legislação, e nós estamos tentando aqui buscar maneiras de mudar a lei nesse sentido, porque não é justo viver em país que paga tudo em Real, é um país praticamente autossuficiente em petróleo e tem o preço do seu combustível aqui atrelado ao dólar. Realmente ninguém entende isso”, disse o presidente, na live.

Assista:

A transmissão ao vivo foi antecipada em duas horas porque Bolsonaro viaja no início da noite para a Itália, onde vai participar da Cúpula de Líderes do G-20, grupo que reúne os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia. Por Carlos Estênio Brasilino e Flávia Said / Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here