Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

6

O escritor baiano Almir Zarfeg teve participação intensiva e plural ao ser outorgado com o 20º Prêmio Nacional Off Flip de Literatura 2025, lançado livro e antologia inéditos e, integrou-se a quatro mesas temáticas na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty

Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

Com um público 10% maior que na edição anterior, a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao fim neste domingo (03/08), após cinco dias de imensa programação cultural e literária no charmoso cenário do litoral sul fluminense. A edição deste ano consolidou ainda mais a vocação da FLIP como um dos mais importantes encontros literários da América Latina, com debates, lançamentos e manifestações artísticas que ocuparam as ruas históricas da cidade.

Almir Zarfeg recebe prêmio literário e lança livro de aldravias na Flip 2025A programação oficial contou com 21 mesas principais, além de eventos paralelos realizados em 35 casas culturais e literárias espalhadas por Paraty. Juntas, essas atividades promoveram mais de 600 encontros com autores nacionais e internacionais. Entre os destaques, nomes consagrados como Valter Hugo Mãe, Rosa Montero, Adriana Calcanhoto, Nei Lopes e a francesa Neige Sinno – esta última considerada a grande revelação do evento, ao emocionar o público com seu relato autobiográfico sobre violência sexual na infância.

Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

O poeta curitibano Paulo Leminski (1944–1989) foi o autor homenageado desta edição, numa curadoria assinada por Ana Lima Cecílio, que destacou a importância de conectar escritores populares com novos públicos e de refletir a crescente diversidade do cenário literário contemporâneo. “A ideia foi apresentar a literatura de Paulo Leminski para novos leitores e, mais uma vez, ficou claro o quanto a festa depende do carisma dos autores. O mundo está mais diverso de dez anos pra cá e a gente começou a prestar atenção mais nisso e é natural que isso venha também para a FLIP”, disse a curadora da festa, Ana Lima Cecílio.

Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

Mas um dos momentos mais aguardados e celebrados da FLIP 2025 foi, sem dúvida, a participação do jornalista, poeta e escritor baiano Almir Zarfeg, consagrado como grande vencedor do Prêmio Off Flip de Literatura 2025. O autor que é presidente de honra da prestigiada Academia Teixeirense de Letras (ATL), com mais de 20 livros publicados e presença marcante no cenário literário nacional, é atualmente um dos 10 escritores mais premiados da Bahia.

Sua participação na 23ª Festa Literária Internacional de Paraty foi intensa e plural: além de ter recebido o primeiríssimo lugar do prestigiado prêmio nacional – disputado há mais de duas décadas por escritores de todo o Brasil – Zarfeg também lançou duas obras inéditas: o livro de poesia “Ave, Aldravia”, pela Editora Caravana e a antologia “Terra” que ele é coautor.

Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

A sexta-feira (1º/08) foi marcada por um dos momentos mais emocionantes do evento: Zarfeg subiu ao palco da plenária do Selo Off Flip, na Livraria Paraty, sob calorosos aplausos. Visivelmente emocionado, falou sobre o papel da poesia em tempos de urgência e destacou o papel transformador da literatura. “A Flip vai além da literatura; é um estado de espírito, capaz de transformar cada visitante em parte viva da festa”, declarou o autor, em uma de suas intervenções mais aplaudidas.Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de ParatyA presença de Almir Zarfeg foi tão marcante que se estendeu por três dias consecutivos. Participou de quatro mesas temáticas, ao lado de outros autores convidados, discutindo temas que iam desde a poesia contemporânea à escrita de resistência. No sábado (02/08), durante o lançamento do seu mais novo livro “Ave, Aldravia”, a casa da Editora Caravana foi palco de nova comoção: o público novamente ovacionou o autor, que vem se consolidando como uma das vozes mais singulares da literatura brasileira atual.Almir Zarfeg lança novo livro e tem participação intensa na Festa Literária Internacional de Paraty

A edição 2025 da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) reafirmou o compromisso do evento com a pluralidade e o diálogo. E entre os muitos nomes que se tornaram popstars em Paraty, o baiano de Itanhém, Almir Zarfeg se destacou como símbolo de resistência poética e celebração da palavra viva, transformando sua presença em um dos pontos altos da festa literária deste ano. Por Athylla Borborema

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui