O poeta, jornalista e ficcionista Almir Zarfeg acaba de faturar o VI Prêmio Apperj em evento de premiação realizado na noite dessa quarta-feira (5) no Rio de Janeiro. Ele havia sido indicado na categoria Melhor Autor Apperjiano pelo conjunto de sua obra.
O VI Prêmio Apperj 2024 distinguiu os nomes que se destacaram no ano de 2023 em sete categorias. Zarfeg foi indicado na categoria Melhor Autor Apperjiano pelo conjunto de sua obra. Ele é autor de mais de duas dezenas de livros, em verso e prosa, envolvendo gêneros como romance, conto, infantojuvenil, reportagem e poesia.
O poeta baiano estreou na literatura em 1991 com o livro de poemas “Água Preta”, editado pela Lura Editorial e atualmente na 5ª edição. De lá para cá, não parou mais de escrever, tendo publicado mais de uma dezena de obras poéticas, como “Respublica etcétera”, “Sutil, pero no mucho”, “Alto e bom som”, “Últimos & derradeiros”, “Trovíssimas” e “1966” (que faz parte da Coleção Flores do Caos do Selo Starling).
Em consequência à produção, os prêmios e o reconhecimento não demoraram a acontecer e os convites para ingressar em academias de letras e instituições culturais também. Tudo isso serviu para motivar ainda mais o artista na seara literária, como o Prêmio Apperj, para o qual foi indicado e acaba de ser premiado.
“Sinto-me muito feliz pela indicação e, ainda mais, pela satisfação de receber essa honraria juntamente com os demais companheiros premiados”, afirmou Zarfeg.
O Prêmio Apperj é uma realização da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (Apperj), que é presidida pelo poeta, editor e ator Jorge Ventura.
Como não pôde estar presente na sessão de premiação, Zarfeg foi representado pela poeta e diretora Val Mello.
“Sou muito grato a Val por me representar tão bem e, igualmente, ao presidente Jorge Ventura pela parceira e apoio de sempre”, concluiu Zarfeg.
Além de Zarfeg, foram premiados Escolinha Dimenor Cidadão (Mauro Neme) na categoria Projeto Sociocultural Esportivo; Jujuba Cantador na categoria Excelência Artística; Angella Wains na categoria Artista Musical; Juçara Freire também na categoria Artista Musical; Márcio Thadeu na categoria Produtor Cultural; Sandra Lima na categoria Produtora Cultural; Sarau Epoché (Igor Calazans) na categoria Sarau Revelação; e Sarau dos Bares (Karla Antunes) na categoria Sarau Destaque 2023. Fonte: Redação