O poeta e jornalista Almir Zarfeg começou o mês de setembro de 2024 com o pé direito. Ele é finalista de dois importantes prêmios literários – um nacional e o outro internacional –, cujos vencedores serão conhecidos neste mês.
Trata-se do Prêmio Claudio Willer de Poesia 2024, realizado pela União Brasileira de Escritores de São Paulo (UBE-SP), e do IX Festival de Poesia de Lisboa, realizado pela Elvetia Éditions, os quais acontecem nas cidades de São Paulo e Lisboa, respectivamente.
Zarfeg é um dos dez finalistas do Prêmio Claudio Willer de Poesia cujos vencedores (1º, 2º e 3º colocados) serão conhecidos em cerimônia de premiação marcada para a noite de 16 de setembro, no CINE LT3, na capital paulista. O poeta teixeirense participa com a obra poética inédita intitulada “A Nuvem”. Além de troféus, os vencedores terão suas obras publicadas por uma editora parceira da UBE.
O Festival de Poesia de Lisboa chega à sua 9ª edição com o tema “Poesia é liberdade / A poética do combate” e homenageia a poeta portuguesa Maria do Rosário Pedreira. Em 2023, o festival homenageou a poeta brasileira Adélia Prado. O tema remete aos 50 anos da queda do regime salazarista português.
Os nomes dos 23 finalistas do festival foram revelados na tarde desta sexta-feira, 6, para a alegria dos poetas classificados. “Bom demais ouvir meu nome entre os finalistas”, comemorou Zarfeg, que inscreveu o poema “Desgrandeza”.
O Festival de Poesia de Lisboa acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, com realização de oficinas, performances poéticas e premiação dos melhores textos. Mas todos os poetas lusófonos inscritos terão seus textos publicados na bela antologia, intitulada “Poesia é liberdade”, em pré-venda desde 28 de agosto no site da Elvetia Éditions. Com 10% de desconto. Fonte: Redação