A voz que pode inspirar liderança e potencializar talentos na sala de aula

9

Por Uemerson Florencio*

A voz revela muito da nossa identidade, personalidade, intenções, traumas e muitos mais! O que a sua voz você transmite hoje? Você é um relevante exemplo a partir da sua forma de ser, sentir ou estar. E, para além da sua voz, a sua conduta educa, afinal, ela é transmitida por meio da sua linguagem corporal silenciosa ou expositiva.

– Quem é você no silencio das suas aflições? Grita para todos ouvirem que você está sofrendo ou age de forma resiliente? Os professores que agem com resiliência têm potencial interno para replicar em seus alunos, os quais poderão vislumbrar as suas primeiras resoluções de conflitos dentro de seus respectivos universos.

– Como vocês respondem emocionalmente nos seus momentos de conflitos, nos quais são surpreendidos por algumas pessoas que precisam da mesma ajuda que você? Você foca no seu problema ou renuncia o seu desafio e ajuda a outra pessoa com total desprendimento da sua própria dor?

Nem todas as pessoas sabem administrar as suas emoções nestes momentos. No entanto, a maneira como você gerencia as suas emoções determina o seu nível de liderança sobre a sua saúde emocional. Como costumo dizer, o balde transborda do que dele está cheio. Em outras palavras, a nossa voz tem um razoável poder de revelar parte do universo interior escondido ou desconhecido dentro de nós mesmos.

Porque será que algumas pessoas lhe acessam com total facilidade? Onde você revela as suas vulnerabilidades? Simples, através da sua linguagem corporal. Mas porque algumas pessoas identificam algo a mais nas suas mensagens orais? Será que você aplica mais ou menos energia no tom, na intenção ou na dicção de alguma palavra de forma específica?

É partir destas reflexões que podemos dar partida para uma breve compreensão a respeito da voz que pode inspirar liderança e potencializar talentos na sala de aula. Aqui fazemos referência aos professores que realmente inspiram e que além de instruir por meio de métodos pedagógicos específicos, contribuem também para a modelagem do caráter de seus alunos para vida em sociedade.

Eles incentivam o livre pensar, a criticidade, a discussão equilibrada, o espírito colaborativo por meio do fortalecimento das relações humanizadas. Esses professores são exemplos naturais em termo de conduta e entrega de seus conteúdos.

Em geral, muitos dos seus alunos não tiram os nomes destes professores da lista das pessoas de referência em suas vidas, logo, os alunos se inspiram. Só para refletir: Você lembra destes modelos de professores em sua vida escolar? Quais foram os fatos mais marcantes nestes períodos que você carrega até os dias de hoje em suas rotinas? Você se enxerga uma pessoa com firmeza na voz?

Ao falar com alguém ou grupos, em geral, como as pessoas reagem quando manifesta a sua opinião? Você se enxerga líder? E a sua voz, inspira liderança? As pessoas em geral, lhe convidam apenas para poder desfrutar da sua presença?

Vale acrescentar que o presente texto não tem o propósito de esgotar a discussão sobre o assunto, tão pouco trazer a absoluta verdade, mas trazer algumas reflexões sobre a influência da voz na sala de aula. É importante destacar que o texto buscar refletir sobre os posicionamentos adotados por muitos profissionais da educação, no entanto, sem aqui expor de forma generalista, o que seria, obviamente, um grande equívoco.

* Uemerson Florêncio – Escritor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui