*A sorte está lançada!!!

420

Como diz a canção, “nós somos quem podemos ser/ sonhos que podemos ter”, e , assim, os teixeirenses e outros milhões de munícipes no país afora deram novos rumos às suas vidas, encheram o peito de esperança, renovaram a fé e votaram no domingo, 2 de outubro. Elegeram seus representantes municipais nos próximos quatro anos, aqueles que trarão progresso e desenvolvimento para as cidades, possibilitando ao povo viver com dignidade, sabendo o que é bem-estar – ao menos esse é meu desejo, que julgo possível de ser realizado, desde que o candidato respeite e honre nosso voto.
Não importa se venceu o seu ou meu candidato, basta apenas entender que o prefeito é o chefe do Poder Executivo, responsável pela elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos municípios. “É o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social, enfim, é aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela Câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.”
Quanto ao vereador, na teoria, é o nosso representante direito. Os edis “são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo Poder Executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do erário, ou seja, do dinheiro público”.
Uma vez sabendo quais são, de fato, as atribuições dos vereadores e do prefeito, resta apenas ficarmos atentos para ver se eles estão cumprindo com suas obrigações, porque nada mais são que agentes públicos, funcionários a serviço da população. E daqui a quatro anos, podemos demiti-los, dando espaço para novas propostas, novos sonhos… Mas, esperamos todos que os vencedores deste pleito não nos decepcionem. No entanto, vale lembrar que estaremos aqui, e a mesma mão que elogia, sabe criticar, depende apenas de você, novo prefeito, de vocês novos vereadores. Queremos histórias de sucesso para Teixeira de Freitas. *“Alea jacta est” mais uma vez.