A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol

654

1ª parte – “Você já ouviu a expressão colesterol ruim e colesterol bom e não entendeu bem o que significava? Leia neste artigo o que é colesterol, porque existe o colesterol bom e o ruim, como medir o nível de colesterol e o que fazer quando os níveis de colesterol estão elevados.”
O que é colesterol?
O colesterol é uma substância gordurosa que está presente em todas as células do nosso corpo. Ele trafega em nosso sangue através de partículas chamadas de lipoproteínas. Três das lipoproteínas comuns são: lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de alta densidade (HDL), e lipoproteínas de muita baixa densidade (VLDL). Estudos médicos têm mostrado que níveis elevados de colesterol LDL estão associados com um risco aumentado de desenvolver placas nas artérias coronárias, os vasos que irrigam o coração, enquanto níveis elevados de colesterol HDL reduzem esse risco. Assim, os médicos algumas vezes se referem ao LDL como o “colesterol ruim” e ao HDL como o “colesterol bom”.
De onde vem o colesterol e porque ele pode ser prejudicial?
O colesterol apresenta duas fontes. Nosso corpo produz algum colesterol, e nós também adquirimos colesterol em alimentos de origem animal (carne, leite, ovos, ou qualquer um de seus derivados). O consumo excessivo desses alimentos pode aumentar a quantidade total de colesterol no nosso corpo. A relação da ingestão do colesterol com o aumento nos níveis sanguíneos também têm relação com a predisposição genética. A ingestão da mesma quantidade de colesterol por pessoas diferentes pode ter diferentes resultados no nível de colesterol no sangue.
Nosso corpo necessita de colesterol para funcionar normalmente. Entretanto, o excesso de colesterol pode depositar em nossas artérias e promover a formação de um depósito conhecido como placa, que pode crescer ao longo do tempo; esse processo é chamado de aterosclerose. Um pedaço da placa pode se romper e um coágulo sanguíneo pode se formar na superfície exposta da placa. Esse coágulo pode bloquear ou diminuir o fluxo de sangue e o suprimento de oxigênio para o coração, cérebro, ou outras partes do corpo. Se esse bloqueio for significativo, pode causar um infarto do miocárdio ou um derrame, necessitando da realização de procedimentos no coração para melhorar o suprimento de sangue para os músculos do coração, ou pode levar à morte prematuramente devido à doença cardíaca. Uma das melhores maneiras de diminuir o risco de ter um infarto ou um derrame é controlar a quantidade de colesterol no seu sangue.
Como posso descobrir o nível do meu colesterol?
Todas as pessoas com 20 anos de idade ou mais deveriam realizar as medidas do nível de colesterol a cada 5 anos. A melhor maneira de medir os níveis de colesterol é com um exame de sangue chamado de perfil lipídico. Antes de fazer o perfil lipídico é preciso estar de jejum por 9 a 12 horas. O teste irá determinar a quantidade de colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, e triglicérides no sangue, medidos em miligramas por decilitro (mg/dl).Continua.