Por Uemerson Florencio*
A imaturidade emocional é falta de gestão da inteligência emocional, quando não se sabe responder de forma madura os conflitos e desafios, a miopia ganha espaço. Atualmente, observa-se a crescente em número de pessoas inflamáveis na sociedade, por qualquer motivo, elas explodem, ferem tudo e todos. Agora reflita:
– Quantas vezes você explodiu de raiva por conta de uma decepção ou prejuízo?
– Alguém já disse que você é uma pessoa imatura?
– Como você reagiu a esta situação?
– Você ainda permanece com sentimento negativo para esta pessoa?
– Quando você ver esta pessoa sente algum tipo de ressentimento, rancor ou raiva?
O que se pode notar que uma grande e expressiva parcela da humanidade está vivendo o limiar da frustração que é um dos piores aceleradores para a geração de respostas desequilibradas e irracionais. Ele traz na maioria das vezes, reações impulsivas com forte impacto no corpo físico. Se atente ao coração, a boca desidratada, as mãos, os pés e a pressão arterial. Como os seus órgãos reagem
É muito importante se atentar para: Elevação da pressão, perde a linha de raciocínio sobre as tomadas de decisões, pode ter taquicardia e outros sintomas que podem levar a óbito por conta da raiva acumulada dentro de si mesma. Quantas vezes você tomou uma decisão errada porque o seu coração acelerou? Será que você não sentiu a sua mão tremer e teve vontade de bater em algué
Há situações que fazem muitas pessoas viverem momentos de grande constrangimento quando se permitem optar para a violência. Quem realmente ganha com ela? Ninguém. O que mudou quando o mundo buscou a agressão
A falta de diálogo aliada a imposição da sua postura perante as outras pessoas, única e exclusivamente para prevalecer o seu ponto de vista abre espaços para fortes embates ou conflitos. O mundo não atenderá todas as suas necessidades, a vida é uma via de mão dupla, onde o respeito a dignidade humana deve ser prioridade. Você gosta de relações respeitosas? Você se enxerga uma pessoa respeitosa? E quem convive com você tem o mesmo conceito que você tem de si mesm
É importante refletir dado o número crescente de atos de violência no mundo, não importa o nível de desenvolvimento da nação. Será que todas as nossas vontades devem ser sempre atendidas pelas pessoas do meu limite de influência? Quem disse que somos merecedores do suprimento de todas as nossas necessidades? Existem desejos que não podem e não devem ser atendidos dentro do nosso tempo e nem por isso, devemos impor ou forçar as pessoas fazer o que queremos, isso é imaturidade emocional. Quantos pessoas vão a guerra por conta de seus governantes e a população civil amarga com elevadas baixas?
Mas pode ter certeza, o universo por meio do tempo entrega de volta tudo o que entregamos para ele em algum momento das nossas vidas. Saiba que tudo o que fazemos contra ou a favor de alguém somos retribuídos, ou seja, sempre volta ao ponto de origem. Não se iluda! Não acredite que o universo deixará impune. Hoje por exemplo observa-se muitas pessoas nas redes sociais, explorando as suas imagens das mais diversas formas.
– Quem faz postagem das suas dores?
– Alguém posta os prejuízos?
– Quem exibe a escassez na geladeira?
– Quem posta pratos e copos vazios dentro das suas residências?
Conclusão: Se atentar para a gestão das nossas emoções é fundamental, afinal, por um momento sutil de desequilíbrio não só a nossa imagem e reputação está comprometida, como também muitas vidas podem ser afetadas. A imaturidade emocional é um ponto que chama a atenção no estado atual da humanidade, pois, os conflitos que estavam resolvidos no passado, hoje ressurgem por meio de agentes revisionistas da história com novas motivações.
– Quantos conflitos estão ativos no mundo neste momento?
– Quantas pessoas estão desabrigadas por conta deles?
– Como estão os agentes motivadores destes conflitos?
– Poderíamos dizer que falta maturidade emocional na maioria dos agentes motivadores destes conflitos no mundo?
O presente artigo tem o cuidado de não esgotar a discussão sobre o assunto, mas se propor a gerar reflexões dentro da presente abordagem. Por este motivo, é muito importante responder para si mesmo cada pergunta existente no texto. Sendo assim, desejo amadurecimento emocional para toda a sua existência. Você ainda não se tornou a pessoa que você veio pra ser, então, erga-se para a vida e viva a mudança que você deseja para o mundo.
* Uemerson Florêncio – (Brasileiro) Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.