89ª CIPM de Mucuri e Nova Viçosa recebe o Capitão Fabricio Galvão como novo comandante

552

Mucuri – Uma cerimônia para passagem de comando na 89ª Companha Independente da Polícia Militar de Mucuri, aconteceu na tarde desta quinta-feira (20/01) no salão nobre do Quartel, com a presença do coronel Vanderval Meneses Ramos, comandante do CPRS – Comando de Policiamento da Região Sul, com sede em Ilhéus. A cerimônia de passagem de comando contou com a presença de autoridades civis e militares e com o comparecimento da maioria dos comandantes regionais, de unidades e chefes de seções da região extremo sul.

A passagem de comando deu posse ao novo comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar, que possui base territorial nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa, com sede na cidade de Mucuri. O novo comandante é o capitão Fabrício Galvão que está vindo da chefia da Corregedoria Setorial do 8º Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro. O capitão Galvão chega para substituir a major Ana Paula Oliveira Calheiros que estava no cargo há 1 ano e 9 meses e segue para uma nova missão na Polícia Militar.

Entre os presentes estiveram na cerimônia o comandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Antônio Basílio Honorato Barbosa; O comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Anacleto França; O comandante da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alcobaça, major Eduardo Barbosa; O comandante da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar de Medeiros Neto, major Wesley Vieira Alves Noguchi e a comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, major Kelly Ravani.

Momento que a major Ana Paula Calheiros faz seu discurso de despedida do comando da 89ª CIPM de Mucuri

Além do comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis, major Vagner Gonçalves Filho; O comandante da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ilhéus, major Álvaro Vieira; O diretor adjunto do Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, Capitão Thiago Cruz; O subcomandante da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica, capitão Sávio de Jesus da Silva; o delegado da Polícia Civil de Nova Viçosa, delegado Ruy Pinheiro; o vice-presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa, Sargento Reginaldo Souza; a ex-prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira e muitas outras autoridades.

O coronel Vanderval Ramos, comandante do CPRS no momento dos elogios a comandante substituída major Ana Paula e ao comandante substituto capitão Fabrício Galvão

O comandante do CPRS – Comando de Policiamento da Região Sul, coronel Vanderval Meneses Ramos, por ocasião destacou que essas mudanças acontecem de tempos em tempos para dar fôlego novo às unidades e faz parte do regime militar, tanto que a comandante substituída segue para uma nova missão e o comandante substituto chega também numa nova missão. Ele aproveitou para celebrar a publicação de um elogio público à major Ana Paula pelos seus relevantes serviços prestados no comando da 89ª CIPM e disse que a história dela está gravada no CPRS. O coronel Vanderval Ramos ainda externou as boas-vindas ao novo comandante Capitão Fabrício Galvão, lhe desejando boa sorte nos novos desafios impostos e disse que entrega a Mucuri, um dos oficiais mais qualificados dos quadros da PM.

“Saímos com o sentimento de dever cumprido, na certeza que fizemos o melhor dentro das nossas possibilidades. A 89ª CIPM foi mais um aprendizado e agradeço o coronel Vanderval Ramos pelo deferimento, sabedoria, apreço de uma vida toda e por sempre confiar em nosso comprometimento”, despediu-se a comandante substituída, major Ana Paula Oliveira Calheiros.

Já o novo comandante, capitão Fabrício Galvão, disse que neste momento o seu papel é conhecer a tropa, saber o que eles mais precisam e incentivá-los a ‘fazer bonito’, para que todos da sociedade recebam os benefícios promovidos pela Polícia Militar. E que a sua missão é empregar a paz, estabelecer a harmonia, proteger as famílias e zelar por um índice tolerável, para que os municípios de Mucuri e Nova Viçosa sintam ainda mais confiança na Polícia Militar da Bahia.

Quem é o novo comandante da 89ª CIPM

O novo comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mucuri, com base circunscricional nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa, é o Capitão PM Eduardo Fabricio Galvão da Silva, que é natural de Salvador e tem 45 anos de idade. Ingressou nos quadros do oficialado da Polícia Militar do Estado da Bahia no ano de 1999 quando fez parte da turma Silvio Luís Anjos de Melo e deixou a APM-BA como aspirante a tenente do Curso de Formação de Oficiais em 2002.

O capitão Fabrício Galvão além de bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia e bacharel em Direito pela UNISULBAHIA – Universidade do Sul da Bahia, possui pós-graduação em Segurança Pública (CESPE) pela Polícia Militar da Bahia e várias outras especializações, como: Curso de Policiamento em Eventos Especiais; curso Intermediário de Comando Operacional; curso de Feitos Investigatórios e curso de Gerenciamento de Crise. Formação ainda em Curso de Adaptação à Caatinga realizado no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro de Petrolina/PE, curso de Piloto de Helicóptero Comercial e é faixa preta de Karatê e Jiu-Jítsu.

Durante sua trajetória profissional, o capitão Galvão desenvolveu inúmeras funções na corporação, dentre as quais se destacam: Chefe do Setor de Pessoal e comandante de Pelotão na Companhia de Independente de Policiamento Especializado da Caatinga; Comandante de Pelotão na Companhia de Independente de Policiamento Especializado do Cerrado; Comandante de Pelotão e Corregedor da RONDESP – Unidade de Rondas Especiais da Polícia Militar da Bahia; Comandante de Companhia no 8° Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro e por último, chefiava a corregedoria do Batalhão.

No 8º BPM de Porto Seguro, o capitão Fabrício Galvão, antes de assumir o comando da 1ª companhia e de ter sido o corregedor setorial da instituição, desempenhou as funções de chefe do Setor de Estatística do Centro de Informação e Decisão Estratégica (CIDE) do COPPM; Chefiou do setor de planejamento operacional das Eleições de 2020, e comandou as ações de segurança no processo do ENEM pelo COPPM – Comando de Operações Policiais Militares.

O capitão Fabrício Galvão é instrutor do curso de formação de soldados da Polícia Militar da Bahia desde 2003, lecionando as disciplinas de Defesa Pessoal, Policiamento Ostensivo Geral, Armamento e Tiro. Foi instrutor da Academia da Polícia Militar da Bahia, em 2008, lecionando a matéria Policiamento em Eventos Especiais. Possui ainda inúmeras condecorações: dentre elas, a Medalha de Bronze de 10 anos e a Medalha de Prata de 20 anos. O novo comandante da 89ª CIPM de Mucuri, capitão Fabrício Galvão, é casado com Cléa Lacerda dos Santos e tem um casal de filhos, Guilherme e Maria. Por Athylla Borborema