25 estabelecimentos homenageiam sabores autênticos da terra por meio dos 36 pratos criados exclusivamente para o evento

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 2º Festival Gastronômico de Itamaraju, que aconteceu na quinta-feira (30), na Praça Castelo Branco, região central de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano. O festival teve início com a Cozinha Show e segue até o dia 16 de novembro, nos 25 estabelecimentos participantes.
Com o tema “Sabor, Arte & História — Itamaraju de corpo, alma e tempero!”, o evento gastronômico é realizado pela Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, o Sebrae e o SindComércio, com a missão de movimentar a economia local com o fomento ao turismo, a valorização da culinária regional, além de homenagear a história e a tradição cultural do município.
Entre os cumprimentos iniciais, o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da economia local e o estímulo ao setor gastronômico. “Esse é um setor que conversa com diversos outros setores produtivos, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Nesta edição, o Sebrae tem a satisfação de oferecer qualificação, palestras e o programa Gestão Eficiente para Bares e Restaurantes”, disse.
Para o prefeito Jorge Almeida, o evento é uma excelente oportunidade de desenvolvimento local. “Itamaraju vem despontando como um polo produtivo importante. O festival é também uma vitrine para mostrar essa força e atrair novos investimentos”, pontuou.
O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Gustavo Souto, enfatizou a importância do festival no fomento ao turismo. “Esse festival gera emprego e renda para a cidade e ajuda a divulgar Itamaraju como destino turístico. É gratificante fazer parte dessa história e ver o evento se firmando no calendário cultural e turístico do município”, comentou.
A abertura teve a apresentação do influenciador Bertony Bration, que é natural de Itamaraju; depois, a irreverência da artista Aysha Pink conquistou o público com seu talento para o entretenimento. Além dessa dupla, a praça foi tomada pela música das bandas Jarley Rosa e Gorila Caramelo.
A grande expectativa da noite foi recepcionar a chef Márcia Marques, do Restaurante Banana da Terra, para apresentar a Cozinha Show com a essência de um dos estabelecimentos mais premiados no Festival Gastronômico e Cultural de Prado, com a emoção das histórias de sua infância em Itamaraju.
Prestigiaram a abertura do Festival o prefeito de Itamaraju, Jorge Almeida, com seus secretários municipais. O representante do SindComércio, Jonil Ferreira, autoridades militares, patrocinadores e apoiadores, além de uma plateia participativa e animada.
Já na sexta-feira (31), a programação do 2º Festival Gastronômico de Itamaraju continuou com degustações, apresentações culturais, atrações musicais, tendo como grande momento a Cozinha Show, com a chef Ana Cláudia Luz, consultora gastronômica e professora da FACISA, conhecida pelo seu domínio técnico que envolve afeto, história e temperos inesquecíveis, assim como a proposta do evento.
Outras atrações gratuitas para o público estarão disponíveis ao longo do Festival. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no perfil oficial no Instagram @festivalgastronomicoitamaraju.
Serviço:
O que: 2º Festival Gastronômico de Itamaraju “Sabor, Arte e História – Itamaraju de corpo, alma e tempero”
Quando: 31 de outubro a 16 de novembro de 2025
Onde: indoor nos estabelecimentos participantes em Itamaraju
Informações: @festivalgastronomicoitamaraju. Por Milka Morais para a ML Comunicação


