Mucuri – Está sendo realizada em Brasília, de 18 a 21 de agosto de 2025, a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e promovida pelo Ministério da Saúde, com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como Direito Humano”.
Esse é um dos mais importantes fóruns de debate sobre políticas públicas de saúde laboral no Brasil, e o município de Mucuri garantiu a participação de uma representantes da saúde pública municipal nesta etapa com a coordenadora em vigilância de saúde do trabalhador (VISAT) Ana Lílian Kock, que na oportunidade, agradeceu ao apoio das lideranças municipais. “Em especial ao prefeito Robertinho, ao secretário de saúde Fernando Jardim e a supervisora técnica da Vigilância Epidemiológica, Érika Marx. Sem esse apoio não seria possível essa participação, representatividade e grande aprendizado, que retornará comigo para nossa cidade”, celebrou.

A trajetória da servidora até chegar na Conferência Nacional, passou por várias etapas, iniciando no 1º Encontro Municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), que aconteceu em março deste ano. Seguido pelo Encontro Macrorregional de Saúde do Trabalhador, realizado em Teixeira de Freitas, em maio. Novas discussões aconteceram no mês seguinte, na etapa estadual, com a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, em Salvador. A escolha da representante de Mucuri como delegada foi resultado de um processo longo, minucioso, democrático e participativo.
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) discute estratégias para consolidar a saúde do trabalhador como direito humano fundamental, com base em políticas públicas voltadas à prevenção, promoção e proteção da saúde.Estão sendo trabalhados três eixos: Novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador; Participação popular na saúde dos trabalhadores para o Controle Social; e Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.