Terminou neste domingo (08/06), após quatro dias de um mundo de oportunidades nos negócios comerciais e empresariais, a 1ª Feira de Negócios de Teixeira de Freitas, que recebeu 28 mil visitantes e aconteceu no Parque de Exposição, numa moderna estrutura montada na área de shows do Parque, e ocorreu por iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e apoio do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio e Turismo.
O evento realizado teve uma média diária em torno de 7 mil visitantes, entre alunos, comerciantes, empresários e a população em geral que puderam visitar os estandes das empresas expositoras, participar das palestras, oficinas e das mesas redondas e ainda assistir as atividades culturais realizadas; como apresentação musical, desfiles e de danças. Os alunos de cursos da área de exatas e de saúde foram divididos em equipes, sendo que cada grupo foi responsável pela sua exposição, colaborando no planejamento e nas ações mercadológicas realizadas durante o evento.
Dentre os eventos promovidos pelo SEBRAE, a Feira de Negócios de Teixeira de Freitas já nasceu como um dos maiores sucessos do ramo empresarial do extremo sul do Estado. O objetivo é fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios e sua primeira edição acabou estimulando o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida
Conforme o secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo de Teixeira de Freitas, comerciante Walter Barbosa de Oliveira, a ideia inicial do governo municipal foi oferecer a empreendedores a possibilidade de adquirir equipamentos ou abrir negócios com baixo investimento inicial. E cada uma das Feiras é projetada de maneira diferente, de acordo com a cultura e dinâmica econômica do local onde se realiza. Mas disse, que a 1ª Feira de Negócios de Teixeira de Freitas, surpreendeu os organizadores e mais ainda os expositores pelo grande volume de negócios realizados e pela grande participação da população.
O secretário Walter Barbosa lembra que a 1ª Feira de Negócios de Teixeira de Freitas se transformou nos quatro dias de exposição em um lugar onde negócios puderam ser criados ou reinventados e, sobretudo, marcante pelo estimulo ao empreendedorismo e pela abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa e tamanha criatividade dos expositores com foco no mercado. O DESENBAHIA participou da feira realizando palestras e levando informação sobre o funcionamento da Agência de Fomento, suas principais linhas de financiamento e como o acesso ao crédito pode ser um diferencial competitivo por meio da palestra. “A feira nos proporcionou a estimular e contribuir com a formação de pessoas empreendedoras e com negócios bem sucedidos e acesso ao crédito”, destacou o gerente de Negócios da região extremo sul do Estado do DESENBAHIA, João Pedro Cardoso.
De acordo com o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Teixeira de Freitas, Gedemácio Guimarães, na 1ª Feira de Negócios, a Bahia encontrou oportunidades para começar, inovar e ampliar seu negócio. Dos 80 expositores, 100% responderam o questionário da pesquisa feita na noite do último dia do evento, que vão está na feira novamente no próximo ano. “Foi um evento que o grande e o pequeno tiveram oportunidades de expor e fazer negócios. Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço. E a Feira de Negócios foi mais um instrumento que Teixeira de Freitas ganhou nas oportunidades dos negócios”, ressaltou o presidente Gedemácio Guimarães.
Os visitantes tiveram acesso aos estandes nas áreas de Máquinas e Equipamentos, Franquias, Representação Comercial e Serviços para o Empreendedor, Negócios Verdes e Sustentáveis, além dos espaços de Soluções e Negócios Digitais e Mercado Livre e Internet. Na área de Máquinas e Equipamentos, fabricantes e revendedores expuseram novos produtos voltados para geração de renda e ampliação de empresas. Além de Empresas que desenvolvem softwares de gestão, automação comercial, mobilidade, consultoria para produção de sites, comércio eletrônico ou marketing em redes sociais que propiciem o desenvolvimento de empresas existentes.
Segundo Alex Silva de Brito, gerente regional do SEBRAE em Teixeira de Freitas, o objetivo foi dar oportunidade aos empreendedores o acesso às inovações do mercado, com produtos que facilitem o dia-a-dia das empresas e ofereçam novas possibilidades de negócio. Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtiveram informações sobre os segmentos da economia local em que o SEBRAE atua e têm a oportunidade de entrar em contato com fabricantes, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.
Para Alex Brito, a 1ª Feira de Negócios de Teixeira de Freitas consolida educação e negócios. Ele destaca que quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização. E lembra que o evento surpreendeu pelo sucesso obtido pela participação e pela criatividade dos expositores pelos estandes com diversos segmentos da economia local, num universo macro, onde as micro e pequenas empresas mostraram o que a cidade tem de oportunidades para apresentar aos empreendedores dos Estados.
A 1ª Feira de Negócios de Teixeira de Freitas ofereceu ao público oportunidades de mercado com empresas que inovaram e tiveram sucesso em diversos setores da economia. Em Representação Comercial, fornecedores de produtos de beleza, vestuário, acessórios, lanchonetes, móveis e outros negócios fizeram demonstração dos seus produtos. Foram ideias e negócios voltados para a sustentabilidade e eficiência energética. O foco são os negócios que envolvem consciência ambiental, mercado em ascensão em todo o mundo que contou com a parceria do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) com consultoria para empresas sustentáveis.
Prefeituras e agências de turismo também expuseram suas belezas naturais e suas oportunidades de negócios para participar da maior indústria do mundo e que não polui “o turismo”. Para Diego Luiz Barbosa Nascimento, sócio proprietário da empresa VidaTur Turismo, a feira de negócios foi de resultados efetivos, propicia para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano. “Tivemos a oportunidade de apresentar novidades destinos, tendências, produtos e serviços do setor e, ao mesmo tempo, gerar novos negócios e soluções, promovendo o intercâmbio e um maior fluxo de informações. A Feira nos serviu de palanque ideal para a discussão e busca de soluções de novos e importantes temas do setor como o Turismo Ecológico, Sustentabilidade, dentre outros que fazem parte dos debates da atualidade”, destacou Diego Barbosa.
O prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco (PT), disse que a Feira de Negócios teve como principal finalidade, reunir toda a economia local e aproximar as micro e pequenas empresas das de grande porte. “Nosso objetivo é evidenciar o potencial econômico, fortalecendo e aproximando os canais de comercialização de produtos e serviços. Pretendemos promover um trabalho diferenciando para que os empresários possam ir para um evento como este, e oferecer um trabalho individualizado, para que não seja apenas uma exposição, mas que possam realizar grandes negócios. O Sebrae tem nos apoiado em todos os momentos, tanto na qualificação, quanto na efetivação de novos contratos”, disse.
Para o gerente da Unidade Regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, a feira foi uma vitrine de negócios e teve a proposta de agregar em um único evento o que o município oferece de melhor em produtos e serviços de diversos segmentos. “Nela, os empresários tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos, trocar experiências e realizar vendas de uma maneira mais profissional, aquecendo o comércio local”, ressaltou Alex. Para o prefeito João Bosco, a iniciativa atua no fortalecimento da economia local. “A feira foi uma ação coletiva para preparar as empresas da cidade. Teixeira cresceu e precisa se adaptar a um mercado mais competitivo”, alertou o prefeito.
O prefeito João Bosco ainda falou do programa Minha Pequena Grande Empresa (MPGE), que é uma suas das vertentes do Programa de Desenvolvimento Econômico, firmado entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o SEBRAE, cujo projeto lhe rendeu o titulo de prefeito empreendedor na Bahia e concorreu ao mesmo prêmio nacional. E além deste projeto já realizou no município o Festival Gastronômico, o Luzes de Teixeira, o Censo Empresarial, a Rodada de Negócios, Exposição da Melancia e agora a 1ª Feira de Negócios.
O projeto “Minha Pequena Grande Empresa” foi idealizado pelo prefeito João Bosco e foi instalado logo no início do seu governo. Somente na primeira etapa, o projeto atendeu a 300 empreendedores de pequeno porte e empreendedores individuais e hoje este número já passa de 1.500. Eles recebem consultoria e qualificação em visitas periódicas, celebradas pelos 30 estudantes universitários do curso de administração de empresas da Faculdade Pitágoras e da Faculdade do Sul da Bahia inseridos no projeto, sempre sob a orientação de um consultor do SEBRAE. Dos 30 acadêmicos de administração envolvidos no programa por ano, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas oferece a cada um, uma bolsa de estudo no valor de R$ 400,00. (Por Athylla Borborema/teixeiranews.com)