Veja quem são os 10 melhores professores do mundo, segundo ONG

684

Neste domingo (13) o professor que mais contribui para a educação, entre dez selecionados em todo o mundo, vai ganhar 1 milhão de dólares pelo ‘Global Teacher Prize’, conhecido como “Prêmio Nobel do Ensino”, promovido pela ONG Varkey Foundation. O prêmio, que está em sua segunda edição, foi criado com o objetivo de reconhecer os esforços que esses profissionais fazem em condições diversas pelo mundo.
Seu júri, composto por educadores, jornalistas, empreendedores, cientistas e figuras da indústria do entretenimento decidirá qual dos dez candidatos do ‘Top 10’ receberá o prêmio, com base em critérios como reconhecimento do professor entre alunos e colegas de trabalho e conquistas na escola e comunidade que representa.
Na primeira edição, a professora dos Estados Unidos Nancie Atwell foi premiada por seu método de ensino de inglês por meio de oficinas de redação e leitura.
Entre os candidatos deste ano, estão professores que combatem o extremismo religioso, a guerra, a desigualdade social e que incentivam o ensino engajado e inovador. Confira abaixo os dez finalistas:
Aqeela Asifi – Paquistão
Para escapar do talibã em 1992, a professora Aqeela migrou do Afeganistão para o Paquistão e passou a viver em um campo de refugiados. Na vila de Kot Chandana, percebeu que os meninos frequentavam a escola, mas as meninas nem sequer falavam sobre o assunto.
Aqeela, então, montou uma escola em uma tenda emprestada e, sem recursos, começou a ensinar. Segundo a professora, as meninas nunca haviam visto materiais escolares e pensavam que borrachas eram gomas de mascar.
Desde então, mais de 1.100 meninas já passaram pela escola e sua atuação mudou o modo de encarar a educação feminina naquela comunidade. Aquela formou alunas que viraram médicas, professoras, e cientistas. Continua.