Teixeira de Freitas instala o primeiro Consórcio Público de Saúde da Bahia

429

A cidade de Teixeira de Freitas e região viveram um momento histórico na manhã de quinta-feira (23/03), quando foi oficialmente instalado o Consórcio Público Interfederativo do Extremo Sul da Bahia, o primeiro em todo o estado que já havia sido criado e agora iniciou a fase de operacionalidade, inclusive com a contratação das equipes. O ato de instalação foi marcado com a apresentação das três principais pessoas que vão dirigir o Consórcio: O farmacêutico bioquímico Juliano Ferreira da Mota (diretor executivo); a advogada Bruna Frigeri (assessora especial); e o administrador Claudionor Alves Pinto (auxiliar administrativo).
O ato foi acompanhado pelos 13 municípios do baixo extremo sul baiano e várias outras autoridades políticas. O prefeito que preside o Consórcio é o de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), que permanecerá na presidência por todo o ano de 2017, até haver eleição para a nova direção do próximo biênio.
“Esse é um momento histórico que reflete o nível de organização de Teixeira de Freitas e dos municípios do extremo sul, que apresentou o perfil técnico e organizacional viável para a constituição do primeiro consórcio da Bahia”, destacou o prefeito Temóteo Brito (presidente do Consórcio). Para o funcionamento do Consórcio, Teixeira de Freitas está ganhando uma Policlínica, equipamento que está sendo construído na área do Derba, às margens da Avenida Presidente Getúlio Vargas, e corresponde a um investimento de R$ 20 de milhões do Governo do Estado.
O Consórcio permitirá que os municípios envolvidos saibam, de forma objetiva, o que estão contratando em serviços. O investimento será sempre proporcional ao tamanho do município, além disso, a dinâmica entre o pedido do médico e a marcação de exame na Policlínica será feita sem intermediários, respeitando somente a urgência de cada caso. Teixeira de Freitas vai fornecer para a população serviço de média complexidade de qualidade e com custeio rateado entre os municípios que usufruírem desse serviço.
A Policlínica oferecerá até 18 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. A unidade está em obras, assumida integralmente pelo Governo do Estado. Já a manutenção mensal será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à sua população. A previsão é que a Policlínica de Teixeira de Freitas seja referência para os 845 mil baianos que residem nos 21 municípios do extremo sul da Bahia. (Por Athylla Borborema).