Sequestro | Bastidores

401

Sequestro
Calma! Não abordo sequestro de pessoas, mas, sim, de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nas prefeituras da região. Como se não bastassem os restos a pagar deixados por antecessores, o INSS não alisa quem deixou, quer seja, por lapso administrativo, ou não, de pagar suas parcelas acordadas. Ele vem no mês seguinte e não quer nem saber das contas a pagar, vapt-vupt, como aconteceu na Prefeitura de Medeiros Neto, em que levou mais de R$ 700,000,00 (setecentos mil reais) das cotas dos dias 10 e 20 de janeiro deste.

Entre solavancos e…
Buracos, assim está conduzir um veículo pela BA-290 no trecho entre Medeiros Neto e Teixeira de Freitas. A estrada que recebeu reparos há 17 anos precisa, urgentemente, ser reconstruída. Tomara que quando isso ocorrer possam inserir acostamento e uma melhor pista de rolamento que aguente o tráfego constante dos veículos pesados, pois chega de leve e não constante para uma rodovia que suporta toneladas de cana, granito e veículos com cargas variadas todos os dias.

Robinson Almeida – deputado federal
O ex-secretário de Comunicação Social da Bahia na gestão de Jaques Wagner, Robinson Almeida (PT), acaba de se tornar deputado federal, isto por conta da reforma administrativa no Governo Rui Costa. Robinson assumirá a vaga de Fernando Torres, nomeado secretário estadual de Desenvolvimento Urbano. Robinson ficou na terceira suplência de uma supercoligação que reuniu partidos do arco de alianças do governador Rui Costa em 2014.

Sigilo de investigação I
O juiz Raffaele Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, RJ, decretou nesta segunda-feira (23) o sigilo das investigações realizadas pela Polícia Federal sobre a queda do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Sigilo de investigação II
O inquérito aberto está sob responsabilidade do delegado-chefe da PF em Angra, Adriano Antonio Soares. Um outro inquérito para apurar as causas do acidente também foi aberto pelo MPF. Essa investigação foi iniciada pela procuradora da República Cristina Nascimento de Melo. Na sexta-feira (20), o MPF solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possíveis gravações de conversas do piloto. Não há torre de controle no aeroporto em que a aeronave pousaria, mas é possível que ele tenha feito contato com outras aeronaves momentos antes da queda. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o avião tinha um gravador de voz.

Opinião
Independente do sigilo, é bom que, ao final das investigações, a causa, ou causas, venham a público para retirar a dúvida se fora fatalidade, ou, não, diante da responsabilidade em que se encontrava o ministro, tendo em mãos, não só o futuro político e empresarial dos supostos envolvidos, mas, a vida dos denunciados e familiares.

O que está na rede
A situação caótica dos equipamentos e maquinários encontrados na Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Itanhém. Na gestão passada, o gestor recebeu milhões em equipamentos doados pelo Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), porém, ao deixar de fazer as manutenções necessárias fez com que as retroescavadeiras, patrol, pá carregadora, entre outras, virassem sucatas. Triste realidade do país aqui pertinho de nós.

Limpeza pública
Nestas primeiras semanas do ano estive em vários municípios do Baixo Extremo Sul e vi de perto a luta e o anseio dos gestores em manterem suas cidades limpas, em especial os novos. Mas, esta semana, retornei a alguns e dava a impressão de que a coisa só funcionou nos primeiros dias. Por quê? Porque os moradores ainda não foram educados para não sujar, e isso precisa ser feito com urgência, pois de nada adianta a equipe da limpeza passar pela manhã, recolher o lixo, e o morador voltar a sujar na parte da tarde. Êita! povo mal educado!

Final de Coluna
“O Estado brasileiro meteu-se a tudo e não fez nada. O resultado está aí. Falido em seus propósitos sociais por obra da demagogia e quebrado em sua função primordial, o Estado brasileiro não pode ser dominado pelo crime organizado. Já está tudo dominado. As escaramuças de decepar cabeças e arrancar corações, que causa arrepios no mundo inteiro, são apenas a parte visível do ‘iceberg’.” Amadeu Roberto Garrido de Paula.