Secretaria de Agropecuária de Medeiros Neto realiza palestra de incentivo a criação de ovinos

582

Informativo Oficial – Com o intuito de incentivar a ovinocultura no município, a Prefeitura de Medeiros Neto, através de sua Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou, na manhã de terça-feira (14/03), uma palestra com o tema: “Cenário da Ovinocultura Atual do Brasil”, que abordou temas voltados para o desenvolvimento da criação ovina, dentro da realidade do município.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Agropecuária, que fica na Praça Bernardo Muniz, e teve como palestrante o médico veterinário dr. Lucas Lemke Lorenzoni, mestre em Ciência Animal, pela Universidade de Vila Velha, e técnico responsável da empresa Cordeiro Baby Black, de Vitória/ES.
A abertura do evento foi feita pelo Secretário responsável pela pasta da Agropecuária, dr. Armando Leal do Norte, que começou agradecendo a presença dos participantes e falando da importância da palestra para o município, “que já teve uma boa fase, em relação a ovinocultura, mas voltou à estaca zero”.
A palestra, que ganhou forma de bate-papo, permitiu aos participantes conhecerem as bases técnicas para criação e manejo de ovinos, sanar questões básicas, além da troca de experiências entre os que já criam e os interessados em investir nesta atividade.
“A ovinocultura tem um pouco mais de facilidade para pequenas propriedades com uma rentabilidade que é, talvez, mais interessante que a pecuária leiteira. Não mediremos esforços para fomentar essa ideia da ovinocultura, pois é mais uma via rentável para o pequeno produtor de Medeiros Neto”, afirma o Secretário.
De acordo com o dr. Armado Leal, a Secretaria já fornece assistência técnica para pecuária de corte e de leite e que pretende viabilizar esta mesma assistência aos futuros criadores de ovinos.
O Secretário também disse que estará organizando um grupo de produtores para fazer uma visita a fazenda do produtor Eudes Bahia, criador de ovinos em Pedro Canário/ES.
Participaram da palestra alunos de Agropecuária, representantes da Agricultura Familiar (Agrovileiros), o produtor Chico Boiadeiro, o diretor de Meio Ambiente, Leandro Gil, autoridades políticas como o vice-prefeito Jocenando Almeida, os vereadores Deó, Cida Boiadeiro e o presidente da Câmara de Vereadores, Serjão. Por Ascom da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto.