Saneamento básico é assunto de todos em Teixeira de Freitas

935

Diálogo com a sociedade – “Todos os municípios brasileiros deverão elaborar seus planos de saneamento básico”, diz a Lei nº 11.445/2007. Em cumprimento a esta Lei e respeitando o modelo de governo participativo, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio de sua Secretaria de Planejamento, está atuando nos bairros do município e convocando a população para dialogar acerca do saneamento básico, conseguindo, assim, as informações necessárias para a criação do Plano Municipal de Saneamento (PMS).

 

A equipe de trabalho parte todas as manhãs do CRAS do São Lourenço, local de reuniões e organização. Para manter o entusiasmo do grupo, o próprio secretário Rogério Augusto da Silva Pinto leva palavras de ânimo, às vezes, até com declamação de poemas e convidados músicos, que interpretam canções como “Admirável Gado Novo”.

“Hoje é dia de colheita, estamos numa missão, das mais honrosas que o ser humano pode ter. Vamos identificar onde estão as deficiências, este é um dever cristão, um dever humano”, destacou o secretário numa manhã de preparação para o trabalho. Neste clima, a equipe vai a campo, de porta em porta, completando questionários e conseguindo informações essenciais para a criação de um plano de saneamento realmente capaz de sanar os problemas da população.

O grupo de trabalho, de aproximadamente 50 pessoas, já passou pelos bairros Liberdade I e II, Ouro Verde, Bairro Universitário, Cidade de Deus e Tancredo Neves. Muitos dos envolvidos são voluntários. Garantir o acesso, à toda população, aos serviços de saneamento básico é um dos grandes desafios enfrentados pelos governos federal, estadual e municipal, sendo que o plano é o principal instrumento da política de saneamento básico, além disso, eles são obrigatórios para a contratação ou concessão dos serviços.

A elaboração do Plano é uma oportunidade para toda a sociedade conhecer e entender o que acontece com o saneamento de sua cidade, discutindo coisas e propondo soluções. Saneamento é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos e de águas pluviais e também, de drenagem urbana. A falta deste serviço implica na contaminação de rios, córregos, lagos, nascentes e, ainda, de inundações e proliferação de vetores causadores de doenças.

A ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ao saneamento básico é condição essencial para se garantir níveis adequados de saúde pública. A manutenção desta ação e do próprio modelo participativo de governo, a Prefeitura, via Secretaria de Planejamento, está preparando audições envolvendo diversos atores da sociedade organizada. Fonte: Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas.