Pronto! Acabou | Editorial

305

Agora é sentar e traçar novos planos, apoiar quem venceu, afinal, o objetivo de todos era melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Política, ah! a política. Esqueça, daqui quatro anos tente de novo. Faça como o saudoso Raul Seixas, tente outra vez…

 

Palpiteiros

O gostoso da administração, em especial quando está em início de mandato, são os palpiteiros. Os caras têm solução pra tudo. Na realidade, os caminhos são outros e, após a posse, somente uma boa equipe comprometida pode fazer a diferença.

 

Índio quer pipoca

Não, índio quer votar. E deve ocorrer nesta quarta-feira uma reunião entre a liderança da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) e da COORDENAÇÃO INDÍGENA DO TERRITÓRIO CAI/PEQUI/COMEXATIBA com o juiz eleitoral de Prado a fim de que sejam tomadas providencias, uma vez que a abstenção em Prado chegou a 5.621 eleitores, ou seja, 26,43% do eleitorado, em razão, alegam, das fortes chuvas que acabaram prejudicando os eleitores de várias comunidades.

 

Já até vi este filme

E sei o final. Conto, conto. Pois é: há 40 anos, centenas de eleitores, também em razão das fortes chuvas no dia da  eleição, ficaram impedidos de votar, havendo uma grande abstenção. Votaram depois? Claro que não, e vai ser a mesma coisa em Prado. Quem votou, votou, quem não votou, justifica e vota daqui a 4 anos pra prefeito e a dois para governador e presidente. Não adianta chorar o leite derramado. O máximo que vão conseguir é virar manchete.

 

Renovação nas Câmaras I

O “povo” tem mania de dizer que vereador não trabalha. Trabalhar pra quê? Quem deve trabalhar é o Executivo, agora, se o vereador não cumpre seu papel de fiscalizar, nem o Executivo trabalha, e, fundamentado nesta tratativa, “berram” aos quatro cantos; e algumas vezes dá resultado, impossibilitando a reeleição de muitos.

 

Renovação nas Câmaras II

Em Teixeira de Freitas, reelegeu 30% dos edis, alguns por mágica, outros, por mérito, até imaginei que quem ficou de fora teria sua permanecia garantida, me enganei. Mas, a vontade soberana do povo tem a palavra final e, agora, é só aguardar para vermos o papel dos novatos, pois, os que ficaram já os conhecemos. Eles precisam fazer a diferença,  por serem mais experientes, mostrarem por que foram reeleitos. Queira Deus…

 

Sem efeito jurídico

Líder das FARC afirma que guerrilha respeitará cessar-fogo previsto em acordo de paz. Em mensagem, Timoléon Jiménez afirmou que paz ‘chegou para ficar’ e que plebiscito, em que população rejeitou acordo de paz, ‘não tem efeito jurídico’. “A paz chegou para ficar. As FARC reafirmamos perante a Colômbia e o mundo que suas frentes guerrilheiras em todo o país permanecerão de acordo com o cessar-fogo definitivo e bilateral como uma necessária medida de alívio às vítimas do conflito e em respeito ao acordado com o governo nacional”, disse Timoleón.

 

“Espetáculo midiático”, diz Teori I

Ministro relator da Lava Jato no STF criticou denúncia da força-tarefa contra o ex-presidente por tê-lo chamado de “comandante máximo” da organização criminosa, mas apresentando elementos diferentes na acusação. Relator das ações da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki chamou de “espetáculo midiático” a apresentação da denúncia contra o ex-presidente Lula feita pelos procuradores da força-tarefa. Segundo o ministro, houve “espetacularização do episódio que não é compatível com aquilo que é objeto da denúncia nem com a seriedade que se exige na apuração desses fatos”.

 

“Espetáculo midiático”, diz Teori II

Teori criticou a afirmação dos procuradores de que Lula seria o “comandante máximo” do esquema da Lava Jato. “Se deu noticia de organização criminosa colocando ex-presidente Lula como líder dessa organização criminosa dando a impressão de que se estaria investigando a organização, mas aquilo que foi objeto de oferecimento da denúncia não foi nada disso. Houve esse descompasso”, disse o ministro.

 

“Espetáculo midiático”, diz Teori III

O relator aproveitou um julgamento da Segunda Turma do tribunal nesta terça-feira (4) para comentar a denúncia. Porém, apesar das críticas, o ministro votou contra o recurso apresentado pela defesa de Lula e foi acompanhado pelos demais membros do colegiado – que decidiu manter em primeira instância os inquéritos relacionados ao ex-presidente.