Pré-candidatos a prefeitos por Teixeira podem se juntar e formar um “blocão”

407
Edição-7015-1
Dos 12 nomes inicialmente ventilados nas redes sociais e alguns sites, seis, de fato, confirmaram pré-candidatura, dos quais, apenas três podem seguir em frente, caso se confirme o “blocão”.

Teixeira de Freitas – Informações colhidas por nossa reportagem nas últimas horas dão conta de que seis partidos políticos em forma de coalizão podem vir a formar um “blocão” a fim de se fortalecerem politicamente e irem com chances de concorrer ao pleito em condições de igualdade contra o atual prefeito dr. João Bosco/PT e Temóteo Brito/PSD, que fez aliança com a Família Pinto e tem, supostamente, o radialista como seu preferido a vice em sua chapa.
O “blocão” está sendo articulado pelo PRB, que tem como pré-candidato Rafael Rodrigues de Morais, “Fafá”, Tabajara Marques do PMDB – que, possivelmente, estava em linha de união com Caio Checon, do Solidariedade, mas, agora, aproxima-se da ex-vereadora Marta Helena (PSDB).
Todos os partidos citados acima já carregam consigo em suas chapas pequenas legendas políticas (os chamados partidos nanicos), que não lançarão pré-candidatos a prefeito, mas precisam de composição/coligação partidária para eleger seus candidatos a vereadores.
Uma dúzia
Nos meados do mês de março deste ano eram cogitados os nomes de, aproximadamente, 12 pré-candidatos a prefeito por Teixeira de Freitas, entre eles João Bosco, Temóteo Brito, Marta Helena, Caio Checon, Tabajara Marques, Lucas Bocão, Padre Apparecido, Fafá, dr. Ramão Oruê, Roni (Roni Instrumentos), Tarciso Gama (que acabou ficando sem partido, segundo nota da direção do PSOL), dentre outros que viram seus nomes escoar pelo ralo.
Teixeira de Freitas sempre teve por tradição apresentar, no máximo, quatro nomes, o que também deve ser consolidado nesta eleição: Temóteo Brito, dr. João Bosco, Marta Helena e Caio Checon. Mesmo assim, caso o “blocão” que está sendo articulado der certo, poderemos ver um confronto entre três candidatos no máximo. Quem seriam eles? O tempo há de elucidar o afunilamento.
Em bate-papo reservado, o pré-candidato “Fafá” me adiantou que vem buscando essa coalizão, inclusive, teria conversado com praticamente todos os candidatos para que tal fato se concretize.
Não tive a oportunidade de conversar com o pré-candidato do PMDB, Tabajara Marques, que, como disse acima, estava propenso a caminhar com o Solidariedade de Caio Checon, mas, vazou água e ele, suspostamente, está com a pré-candidata Marta Helena/PSDB, o que pode ter sido uma decisão de cima pra baixo, ou seja, da executiva estadual.
O certo mesmo é que no âmbito municipal não haverá união entre PT – PMDB, PSDB e o DEM, que aqui em Teixeira de Freitas apoia a pré-candidatura de Temóteo Brito/PSD.
Vice-prefeito – Até o momento, o único pré-candidato a escolher o vice antecipadamente e que saiu dentro de um suposto acordo político foi Temóteo, com Lucas Bocão/PV. Os demais devem escolher até a convenção e, de praxe, muitos dos citados ensaiam candidaturas para no fim acabar sendo escolhidos vice de A ou B. de qualquer moto, é fato que não há tanto vice de qualidade para ser escolhido, embora alguns aqui não citados tentam a todo custo verem seus nomes lembrados, em especial por aqueles que despontam antecipadamente nas pesquisas. Por Antônio Carlos Santos Nunes (Carlinhos do Alerta).