O júbilo da comunidade católica marca calendário de festividades

722

Teixeira de Freitas – Na sexta-feira (22) foi aberta a terceira exposição que integra as comemorações do ano jubilar desta diocese. O evento acontece no Salão de Reuniões da Igreja São Pedro, na Praça Castro Alves. Por intermédio de objetos, imagens sacras, fotografias e outros elementos, os visitantes vão conhecer e/ou revisitar momentos da história e da memória da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas. Com funcionamento diário, as visitas também poderão ser agendadas por grupos.

“Destacamos que essa história está presente em cânticos, procissões, comemorações religiosas, atuações das pastorais e dos diversos movimentos que, juntos, compõem e dão vida à diocese”, ressalta a Prof.ª Msc. Liliane Maria Fernandes Cordeiro.

No período de, aproximadamente, dois anos, a professora coordenou a catalogação dos documentos pertencentes ao arquivo diocesano que foi realizada pelas historiadoras: Alzinete Ferreira Santos, Aretuza da Cruz Silva, Lizete Caíres Barros Martins, Maria José Carmo Alves de Bruym, Susana Teodoro Ferreira, Talita Alves Pinheiro e Uerisleda Alencar Moreira – graduadas do curso de história da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus X, Teixeira de Freitas. 

O trabalho executado na cúria contou com o apoio de Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, que além de incentivar e apoiar a execução do projeto divulgou a intenção de promover a organização do museu diocesano nas futuras instalações da catedral.    

A exposição “50 anos da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas: o júbilo da comunidade católica” mostra a caminhada do processo de evangelização da igreja católica nos cinquenta anos de existência da respectiva diocese. “Trata-se de uma força viva que alimenta os pastores e fiéis na edificação desta história”, afirmam os organizadores do evento.

Durante a semana, de segunda a quarta-feira acontecerão os agendamentos para visitas monitoradas (grupos); de quinta a sábado o funcionamento será das 14 às 20 horas, aos domingos das 8 às 11 horas e das 14 às 19 horas. Outras informações pelo telefone (73) 3291-2130. Com informações da equipe organizadora.