Mantenha os velhos amigos…

386

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. A data criada por um argentino teve como inspiração o dia 20 de julho de 1969, ocasião em que o 1.º homem pisou na superfície lunar. Para o criador da data comemorativa tal evento significava não apenas um avanço científico, mas oportunizaria a nós, terrestres, fazer amigos em outras partes do Universo. Então, por meio de um Decreto, a Argentina foi o 1.º país a instituir a data em seu calendário, sendo adotada posteriormente em diversos países, inclusive o Brasil. Todavia, não devemos lembrar de nossos amigos somente neste dia. O ideal é a todo o instante demonstrarmos o quanto ele (a) é importante em nossas vidas.
A verdadeira amizade é aquela que vem do coração. Amigo verdadeiro é aquele que vibra com nossas conquistas, mas também sabe dizer a palavra certa no momento da derrota. Ou ainda, percebe quando um simples abraço, acompanhado de silêncio é capaz de ser o bálsamo para nossas almas. Ser amigo ultrapassa os limites da compreensão. É ser mais que irmão. É estar unidos no amor de Deus. Pois são tesouros, anjos que o Senhor coloca em nossas vidas para ajudar-nos nas ocasiões mais difíceis. É imensurável o valor de uma amizade leal e sincera.
E, infelizmente, tornou-se raro encontrar. Atualmente, está cada vez mais difícil encontrar um amigo verdadeiro, uma vez que, as relações humanas estão se tornando a cada dia mais artificiais, mais vazias de intencionalidades positivas. O homem tem agido, na maioria das vezes, em prol de interesses que não se enquadram na área das boas inter-relações, porém, mantém estreita ligação com o setor financeiro, crescimento profissional. Em suma, muitos se aproximam da outra pessoa apenas com a intenção de fazê-la de degraus para suas vitórias. Mascaram-se de amigos até quando lhes for conveniente e, na primeira oportunidade, após conseguirem aquilo que almejavam – seja aprender um ofício realizado com presteza pelo outro; ou se o indivíduo é bem conhecido em determinado meio de relevância e status social, quer através deste contato ingressar no mesmo ambiente, entre outros interesses escusos – demonstram quem realmente são, afinal, ninguém consegue fingir eternamente. Em algum momento o eu real vem à tona, porque nossas atitudes nada mais são que reflexos de nossa personalidade, caráter, concepções de vida. E por mais que o ser humano tente mudar, disfarçar, não consegue, pois ele sempre dará demonstrações que denunciam seus verdadeiros interesses.
Ainda assim, devemos sempre apostar em uma nova amizade. Não nascemos para ser sozinhos, precisamos ter amigos. E caso esteja complicado fazer novos, devido a tudo que temos vivenciado, coisas que nos tornam incrédulos diante das boas intenções do próximo. Vale a pena fazer tudo para manter os antigos amigos, cultivando diariamente aquela velha e verdadeira amizade.