Manifestações populares brasileiras

442

Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos observar que ao longo do tempo aconteceram muitas manifestações que conseguiram impetrar os seus objetivos após reunir milhares de pessoas.
Em 1992, por exemplo, ocorreram grandes manifestações pelas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, devido a ele ter sido eleito por voto direto após o fim da ditadura civil-militar, e seu governo ter inúmeras corrupções. Os jovens conhecidos como “Caras pintadas”, pelo fato de pintarem os seus rostos com pequenas faixas com as cores da bandeira do Brasil, pediram a saída do presidente. Diante da repressão popular, Collor renunciou ao cargo, e Itamar Franco assumiu o seu lugar.
A partir de 1983, outro episódio de manifestação foi o da campanha pelas “Diretas Já!”, com o intuito de que aprovasse uma lei que permitisse a eleição direta para presidente da República. Naquela época, o Brasil ainda vivia os últimos anos da ditadura, mas isso não evitou que milhares de pessoas saíssem às ruas para participar de comícios e exigir democracia, mesmo com o controle de anos pelas Forças Armadas. Apesar de todo o esforço, a lei não foi aprovada, e o presidente posterior ainda foi eleito de maneira indireta pelo Colégio Eleitoral. Mesmo com esse insucesso, abriu-se um novo cenário, onde as pessoas tinham liberdade de participação política.
Nos anos de 1960, houve mais manifestações, só que, dessa vez, querendo a saída de João Goulart, pois o seu governo tinha uma intensa polarização política no Brasil entre os que concordavam com seu mandato e os que não eram de acordo. No fim de março de 1964, iniciaram uma série de movimentos e mais de 150 mil pessoas se opuseram ao comunismo de Goulart, que defendia as Reformas de Base em comício na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro. Essas manifestações eram nomeadas de “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, pois lutava contra as reformas que poderiam diminuir parte do poder econômico das classes dominantes. Elas foram necessárias para convencer os militares a tirar o presidente, afirmando ter apoio popular para isso. Esse foi um protótipo de uma manifestação reservada, que abriu caminho para a influência da ditadura militar.
Atualmente, as recentes manifestações públicas no Brasil são as dos professores da rede pública, que estão repercutindo em diversos estados, com ênfase ao grande número de participantes e às diversas cidades em que elas estão sendo feitas, com a ação da polícia brasileira para reprimir os protestos. Nos dias 17, 18 e 19 de março de 2014, os protestos são para exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, entre outras reivindicações. Por isso, esperamos que, assim como outros movimentos que conseguiram alcançar seus objetivos no decorrer da história, esse também seja mais um, onde os professores tenham condições de trabalho adequadas, e o país, uma educação de qualidade.