Juiz e imortal Marcus Aurellius Sampaio vence o concurso do Hino Oficial da Academia Teixeirense de Letras

332

Teixeira de Freitas – O juiz de direito e imortal Marcus Aurellius Sampaio, titular da cadeira nº 06 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), venceu o concurso que elegeu a letra do Hino Oficial da ATL. O resultado do concurso foi divulgado na tarde de quinta-feira (1º de dezembro).
O concurso, aberto apenas aos membros efetivos da ATL, contou com a participação de outros quatro acadêmicos. Os quais receberão menções honrosas em sessão plenária no próximo dia 10 de dezembro.
Já a comissão julgadora foi composta por cinco membros da Academia Teixeirense de Letras, presidida pelo acadêmico e maestro Orley Silva e formada pelos Imortais Carlos Mensitieri, Ramiro Guedes, Paulo Américo e Sílvio Castro Rosas. Caberá ao maestro cuidar da melodia e partitura da composição vencedora.
Os julgadores analisaram e votaram nos hinos seguindo apenas uma numeração e nenhum deles soube quem eram os autores dos hinos. Votaram nas composições seguindo como referência apenas pelo número que cada hino concorrente ganhou da comissão organizadora. O imortal Marcus Aurellius Sampaio venceu o concurso com apenas 0,2 décimos de diferença do segundo colocado.
“Em nome da diretoria da Academia Teixeirense de Letras, quero expressar minha gratidão a todos que participaram do concurso, concorrendo e, também, julgando”, agradeceu o presidente da ATL, o jornalista e poeta Almir Zarfeg.
Zarfeg ainda informou que a premiação será entregue durante evento solene da ATL a ser realizado no sábado do próximo dia 10 de dezembro, no auditório da Câmara Municipal, em Teixeira de Freitas. O Imortal Marcus Aurellius Sampaio recebeu o resultado do concurso no dia que comemora 12 anos de magistratura no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
O juiz e escritor Marcus Aurellius Sampaio, autor do livro “O lúdico e o jurídico” é mineiro de nascimento e foi em Minas Gerais que começou sua careira jurídica como oficial de justiça e advogado. Em 2004, ingressou na magistratura baiana após aprovação em concurso público para juiz do Tribunal de Justiça da Bahia. Ele foi juiz em duas comarcas do sudoeste do Estado e foi por um longo período titular da comarca de Alcobaça.
Em 24 de março de 2011, chegou à Comarca de Teixeira de Freitas. Em 26 de janeiro de 2015, o juiz Marcus Aurellius Sampaio foi promovido a juiz especial pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que é o último posto antes de chegar a desembargador de Justiça. No dia 23 de maio de 2016, assumiu a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Teixeira de Freitas. Em março deste ano, ele foi homenageado em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, com a Medalha Personalidade 2015 da Academia Cabo-friense de Letras. (Da redação TN).