José Sérgio Gabrielli recebe prêmio de melhor executivo do ano

337

A Câmara de Comércio Brasil-Japão premia o economista e atual secretário do Planejamento do Estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, como o executivo que mais se destacou nas relações comerciais e empresarias entre os dois países no ano passado. O título CCBJ Awards 2011 será entregue em Tóquio, no Japão, durante um evento que reúne mais de 200 empresários japoneses interessados nas oportunidades de investimentos, negócios e parcerias com a Bahia nas áreas de infraestrutura, logística, mineração, transportes e energia.

Uma das expectativas do titular da pasta do Planejamento é ampliar a participação de empresas japonesas no Estado. “A Bahia tem uma posição estratégica no crescimento brasileiro e nordestino, sobretudo com o potencial agrícola e mineral a ser desenvolvido. Acredito que as relações comerciais tendem a se aprofundar, pois empresas japonesas já estão associadas na comercialização de produtos agrícolas da Bahia e, também, estão ligadas à operação de comércio entre o estado e o restante do mundo”, destaca Gabrielli.

Segundo dados da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, a Bahia é o quinto estado brasileiro em volume de recursos investidos por empresas japonesas no país, entre os anos de 2004 e fevereiro de 2012, totalizando R$ 1,15 bilhão.

Prêmios

Em 2005, Gabrielli também recebeu o prêmio de melhor executivo de finanças da América Latina pelo International Stevie Business Awards e em 2009, foi agraciado com o prêmio Person of the Year, concedido pela Brazilian-American Chamber of Commerce. Já em 2011 foi eleito o Executivo de Petróleo do Ano pela Energy Intelligence. Por Pablo Barbosa da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia.