Jaques Wagner: avanço, mesmo em tempo de crise

290

O ano de 2012 foi marcado por turbulências na economia mundial que afetaram a economia brasileira e a baiana

O ambiente adverso e a política de estímulo ao crescimento do país impactaram nas receitas dos Estados e municípios e, no caso da Bahia, isso impôs restrições nas ações do governo.

Além disso, vivenciamos a maior seca dos últimos 50 anos, penalizando a população do semiárido, a agricultura e a pecuária.

Mesmo nesse cenário, mantivemos os investimentos públicos e estimulamos os privados.

A economia baiana avançou mais que a do Brasil e o mercado de trabalho se manteve aquecido: em seis anos, superamos a marca dos 500 mil empregos gerados. Valorizamos o funcionalismo com ganhos salariais para praticamente todas as categorias.

Reagimos ao problema da seca, com ações emergenciais e investimentos estruturantes para minimizar seus efeitos e garantir acesso à água de qualidade e apoio à agropecuária.

O Programa Água para Todos, a construção das adutoras de São Francisco, em Irecê, Pedras Altas, em Capim Grosso, e do Algodão, em Guanambi, e o Programa Águas do Sertão no Nordeste da Bahia são exemplos do nosso compromisso com o povo que sofre com o período da estiagem.

O Programa de Habitação tem tornado o sonho da casa própria e da moradia digna uma realidade. Atingimos 60 mil unidades entregues, num total de mais de 138 mil contratadas. Estamos travando uma batalha contra a violência.

Equipamos nossas polícias com mais viaturas, mais policiais contratados e implantamos mais Bases Comunitárias de Segurança na capital e no interior.

Na área da saúde, 18 UPAs estão em funcionamento e mais 56 foram aprovadas. A expansão da rede de educação superior, tecnológica e profissional é um avanço em prol da nossa juventude e das futuras gerações.

O nosso esforço assegurou a licença prévia para a implantação do Porto Sul, em Ilhéus, a melhora expressiva das rodovias do Estado e a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – obras que darão extrema competitividade ao estado da Bahia.

Em Salvador, inauguramos a segunda etapa da Via Expressa. Lideradas pela Arena Fonte Nova, as obras e ações para a Copa 2014 estão adiantadas, o que garantiu a Bahia ser também sede da Copa das Confederações e do sorteio das chaves do mundial de futebol.

O trabalho de captação de recursos rendeu seus frutos. Os investimentos privados estão fortalecendo nossa economia.

A montadora chinesa JAC Motors, o Estaleiro do Paraguaçu, as várias empresas que praticamente englobam toda a cadeia da energia eólica e os demais investimentos previstos na indústria, na mineração, no agronegócio e nas atividades de serviço impulsionam nossa base produtiva, gerando mais trabalho, emprego e renda.

No próximo ano, ampliaremos os investimentos para a Bahia continuar crescendo com inclusão social. Seguiremos trabalhando com democracia e diálogo.

O meu governo terá foco na gestão para entregar ainda mais obras e serviços que promovam a melhoria da qualidade de vida de todos os baianos. Que nossos sonhos continuem se realizando. Fonte: Correio da Bahia.