Inaugurado oficialmente o Estádio Municipal de Teixeira de Freitas

762

Teixeira de Freitas – O Estádio Municipal de Teixeira de Freitas foi inaugurado oficialmente. O evento ocorreu na manhã da segunda-feira, 21 de outubro. Este empreendimento tão sonhado pelos desportistas do município se tornou realidade após esforços empreendidos por muitos anos, inclusive, na gestão do prefeito Vagner Mendonça, no ano de 1996, quando se ensaiou o projeto do novo estádio com iniciativa do saudoso major Ailton Batista, então presidente da LFTF. Na época, foi apresentada uma maquete que, segundo comentou-se, custou quase R$ 10.000,00. Muitos se lembram disso, no entanto, a iniciativas acabou não dando certo.

Cerimônia de inauguração oficial do novo Estádio Robertão em Teixeira de Freitas.
Cerimônia de inauguração oficial do novo Estádio Robertão em Teixeira de Freitas.

Mas, foi na gestão do prefeito Aparecido Staut que o estádio foi prometido em palanque pelo governador Jaques Vagner, em fevereiro de 2009, por ocasião de manifestação pacífica empreendida pelos desportistas Beija Nega e Amadeu Ferreira (radialista esportivo). No palanque, o então deputado estadual Getúlio Ubiratan deu uma grande força, ao discursar, fazendo o governador ver que os manifestantes citados reivindicavam um bem público em nome de uma nação de desportistas; foi a partir daí que tudo começou.

O que mais se lamenta neste processo de entrega da obra é a falta de reconhecimento da administração com os verdadeiros desportistas do município, pois, nenhum foi convidado para a cerimônia de inauguração, porém, isso é normal, além do mais, muitos daqueles que esperavam pelo empreendimento continuam lamentando, por tudo ter sido feito as pressas e mal acabado no atual governo. Nota-se que vários pontos do empreendimento estão sem ser concluídos. Existe a dúvida quanto à segurança da arquibancada, principalmente a que fica do lado das cabines de imprensa, há denúncias que algumas placas do assento teriam sido mal colocadas, e não oferece segurança ao torcedor.

Emocionado, o empresário e desportista Beija Nega agradece ao governador Jaques Wagner. O vereador Gilberto do PT e o prefeito João Bosco logo após a inauguração do Estádio Robertão.
Emocionado, o empresário e desportista Beija Nega agradece ao governador Jaques Wagner. O vereador Gilberto do PT e o prefeito João Bosco logo após a inauguração do Estádio Robertão.

A drenagem não está legal

A obra, apesar de ter agradado a alguns, apresenta outras deficiências flagrantes, como é o caso da drenagem, que, comprovadamente, não está legal. A iluminação necessita de reparos, a falta de um banheiro para a imprensa, a conclusão dos banheiros públicos, a ampliação dos vestiários, que notadamente são pequenos, o término das cabines de imprensa, entre outras carências. No entanto, muita gente tem falado que o estádio ficou uma beleza.

Na inauguração, segunda-feira (21/10) o governador e o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, o ex-jogador Bobô, saíram com os sapatos encharcados de lama, como já dissemos, o sistema de drenagem do gramado já havia demonstrado total ineficiência durante o jogo entre Serrano e Catuense, na tarde de domingo (20). O sistema foi tão mal executado, e a culpa é da administração anterior, que não fiscalizou, e dos próprios engenheiros da Sudesb, que fizeram a drenagem mal feita, pois ainda no final da manhã da segunda-feira (21), mesmo não tendo chovido a noite e feito bastante sol durante toda a manhã, o gramado ainda estava com muita concentração de água e lama suficiente para sujar os calçados das autoridades estaduais, bem como dos profissionais de imprensa que trabalhavam, obrigando, inclusive, o árbitro da partida das crianças, Luiz Adail Rossi, a suspender os jogos.

Volto a afirmar, um dos fatos que chamou a atenção dos desportistas mais curiosos no ato da inauguração foi a falta de conclusão da obra, algumas dependências do estádio ainda não foram inteiramente concluídas, e o que se espera é que a administração não se esqueça de terminá-las o mais rápido possível.  Participaram do ato de inauguração: o governador Jaques Wagner, os secretários de Estado Rui Costa e Jorge Solla, os deputados Maria Del Carmen (estadual) e Josias Gomes (federal), além do diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, “Bobô”.

A comitiva regional foi composta por prefeitos e vereadores, e a municipal pelo secretariado, vereadores, prefeito João Bosco e vice Gilberto e vários representantes da sociedade organizada. Por Amadeu Ferreira/Jornal Tribuna do Esporte