Grupo cria ONG visando impulsionar conselho da mulher

450

Há cerca de duas semanas um grupo de aproximadamente 20 pessoas vem se reunindo e articulando para criação de uma ONG em favor da mulher. Na quarta-feira (05) a ONG foi batizada de Associação de Mulheres Amigas e de Atitude – Amada.  Na semana anterior o grupo já havia aprovado seu estatuto. A diretoria e o conselho da Associação também já haviam sido escolhidos.

ONG Associação de Mulheres Amigas e de Atitude – Amada.

A ideia dos membros da Amada é trabalhar pela valorização da mulher e impulsionar o bom funcionamento do Conselho da Mulher, que depois de muito vai e vem foi criado, porém permanece parado, por falta de incentivo, há dois anos. A Associação vai trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Amada tem como padrinho o vereador Edinaldo Rezende (PT), reeleito para o pleito 2013/2016. “Está na programação do prefeito eleito, João Bosco (PT), a criação de uma Secretaria específica para a mulher, é preciso que a gente se organize, até mesmo para contribuir com esta pasta”, explicou o vereador em uma das reuniões para a criação da ONG. Edinaldo adiantou que uma das ambições da Amada será a de promover a eleição do Conselho Estadual da Mulher.

Edinaldo Rezende é o autor da Lei Municipal “Antibaixaria” em favor da mulher

A Lei Municipal Antibaixaria é inspirada na lei estadual de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT). Apresentada por Edinaldo em 20 de março deste ano. A lei defende que a Prefeitura não use dinheiro público para contratar bandas ou cantores que apresentem conteúdos ofensivos às mulheres nas letras de suas músicas e mesmo em suas danças.

A lei da deputada Luiza Maia só abrange a verba do governo do Estado, diferentemente da lei de Edinaldo, que legisla sobre o dinheiro da Prefeitura de Teixeira de Freitas. Esta lei foi aprovada em 20 de novembro.

Confira a lista de conselheiros e diretores da Amada:

Marta Ruas – presidente; Katiane Rosa – vice-presidente; 1ª secretária – Lucineide Ramos dos Santos; 2ª secretária – Clenir Abigail da S. Oliveira; 1 ª tesoureira – Elídia Maria de O. Santos; 2ª tesoureira – Ana Lúcia Onofre de Sá Silva.

Conselho Fiscal:

Golda Borges, Valdeina A. Queiroz, Zenilda Alves Lima, (Titular) Tamires F. Alves Santos (Titular), Daniele Barreto (Titular), Janicleide Pereira Costa.