I Encontro de Mulheres do Território Extremo Sul reúne 13 cidades para tratar do empoderamento feminino

493

Teixeira de Freitas – Mulheres de 13 municípios participaram do I Encontro de Mulheres do Território Extremo Sul da Bahia. O evento foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM) e teve como tema “Empoderamento Feminino: O Lugar Social da Mulher” e lema “Acorda, Mulher! Participar é Poder!”. O encontro que ocorreu durante o sabado 25 de março, foi dividido entre o Clube Kaikan e campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Teixeira de Freitas.
A advogada Gine Kinjyo, uma das organizadoras do evento, disse que o território compreende os 13 municípios do baixo extremo sul e que todos foram convidados a estarem representando o município e participarem das palestras, grupos de trabalho e oficinas.
A presidente do CONDDIM de Teixeira de Freitas, Maria José Costa, informou que o Conselho tem por objeto propor e fiscalizar políticas públicas voltadas para a mulher, aplicadas dentro do município. A iniciativa de organizar esse evento se deu devido ao fato de que março é considerado o mês da mulher, já que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. “Nosso objeto é fortalecer barreiras e romper desafios”, finalizou a presidente.
Foram convidadas mulheres que ocupam o legislativo e o executivo das cidades, como a Prefeita do Prado, Maíra Brito, a vereadora de Teixeira de Freitas, Erlita Freitas e a vereadora de Medeiros Neto, Maria Aparecida, para que juntas, fortaleçam as políticas do território, além de levarem ideias e iniciativas para a criação do Conselho Municipal da Mulher em cidades que ainda não têm.
A vereadora Maria Aparecida, participou das discussões e disse que irá levar para sua cidade ideias e iniciativas que fortaleçam a luta pelo empoderamento da mulher de Medeiros Neto. “Hoje lá [em Medeiros Neto] ainda não tem um Conselho da Mulher, mesmo assim, estamos na luta em defesa dos direitos das mulheres, trazendo melhoria para elas”, disse em entrevista a vereadora.
Aconteceram também quatro exposições dentre elas, com a convidada Vilma Reis, que é da Ouvidoria da Defensoria Pública Estadual – DPE/BA, e falou sobre: “Empoderamento Feminino: coletivo, econômico e social: Onde estamos? Como ultrapassar o miasma do patriarcado?”. Também foram expositoras a professora e dra. Maria Geovanda Baptista (UNEB), a professora Msc. Jéssica Ramos Pereira (Faculdade Pitágoras) e a dra. Gine Kinjyo (advogada e professora da FASB). Compilação do site: Vida Diária/ Petrina Nunes.