Elizeu Matias lança seu primeiro romance no próximo sábado

623

Teixeira de Freitas – Elizeu Matias, escritor e artista plástico de Teixeira de Freitas, lançará nos dias 24 e 25, no Shopping Teixeira Mall, o seu mais novo trabalho e primeiro romance da carreira. “Ninho de Águia” foi concebido após dez anos e promete agradar aos leitores por sua contemporaneidade e trama envolvente, que tem a própria cidade como um dos planos de fundo da história.

Cartaz com capa do livro.

“A escrita já era algo natural quando nasceu a ideia de ‘Ninho de Águia’, os outros livros também foram consequências do romantismo, das inspirações. O desenvolvimento de Teixeira, automaticamente, contribuiu para a publicação dos outros trabalhos, e nasceu lentamente a ideia do romance”, comentou Elizeu, adiantando que “o resultado é um projeto audacioso”.

“Ninho de Águia” conta a história de Odisseu, um professor de Teixeira de Freitas com grandes aspirações, que se apaixona por Rachel, embora essa esperasse romanticamente o retorno do homem por quem sempre fora apaixonada e que viajou aos Estados Unidos no intuito de “ganhar dinheiro”, mas, prometera voltar para buscá-la. A história se passa entre os anos 2000 e 2001, e entrelaça um emaranhando de acontecimentos que contribuem para a construção do suspense na trama.

O escritor adiantou alguns pontos da estória e ressaltou que o objetivo é divulgar o trabalho não apenas no Extremo Sul, mas, levar um pouco de sua história e cultura por todo o Brasil. “A intenção é que as pessoas, principalmente de Teixeira, conheçam e leiam, porque como o cenário é ambientado em Teixeira de Freitas, e é um romance que perpassa por vários pontos de nossa cidade, a intenção é de que o máximo possível de pessoas leiam para conhecer também a história da cidade que está inserida dentro do romance, é um dos planos de fundo que faz parte do enredo da história. O outro plano de fundo é uma sigla chamada EDC, só quando lerem é que vão entender o que isso significa, e outro plano de fundo que faz parte do livro é a destruição das torres gêmeas nos Estados Unidos, e somente através da leitura será possível entender como é que eu amarrei todas essas questões como plano de fundo dentro do enredo de ‘Ninho de Águia’”.

Elizeu possui obras voltadas para o público adulto e infantil, tanto com artes plásticas quanto literatura, seu mais recente trabalho denomina-se “Arte-In-Foco”, que acompanha os títulos “Estações”, “Clara, Minha Amiga!” (infantil), “Mudança de Pele”, e a “A aventura da Leitura” (infanto-juvenil, que contém jogo pedagógico).

Apesar da longa carreira, Elizeu comentou que o reconhecimento da arte ainda é diminuto comparado ao tamanho e potencial da cidade. “Nós temos uma cidade muito heterogênea, nós temos uma diversidade cultural muito grande, de povos oriundos de todo o Brasil e até de fora, de outros países, e essa heterogeneidade na nossa cidade causa um disparate cultural muito grande, o reconhecimento ocorre por parte daqueles que já me conhecem e que, de certa forma, acompanham essa trajetória de quase 20 anos, mas, ainda é muito pouco comparado com o tamanho da cidade, comparado com a quantidade de pessoas que nós temos aqui. Mas, eu não tenho desistido porque para mim é um ideal, trabalhar com arte e com literatura, e lançar um romance foi um grande desafio”.

“Ninho de Águia” será lançado no Shopping Teixeira Mall, nos dias 24 e 25 de novembro (sexta e sábado), das 10 às 23 horas, conforme consta convite feito pelo autor Elizeu Matias, finalizado pela seguinte frase: “A educação, a leitura e a valorização da cultura são as únicas alternativas para a mudança de uma sociedade com mais perspectivas de igualdade”. Por Raíssa Félix / Jornal Alerta.

1 COMENTÁRIO

  1. ola amigo, aqui e o Roque Pansini; que mora em ro. a minha rapida passagem por ai e a maneira como foi recebido sempre tenho a vontade de voltar a continuar o curcinho de desenho; sempre tambem vejo seus trabalhos em sua pagina, mas no momento estou sem internet por isso usso sempre os das filhas, e se voce puder me mandar seu contato telefonico, ficarei grato. Dezejo um forte abraço deste seu amigo Roque.

Comments are closed.