Dúvidas eternas: usar ‘S’ ou ‘Z’, ‘O’ ou ‘LHE’?

570

Por professor Sérgio Nogueira
O uso dos pronomes O e LHE
Nossa primeira dica de hoje é sobre o uso dos pronomes oblíquos, principalmente dos pronomes “O” e “LHE” – que se referem à terceira pessoa – de quem se fala!
Mas antes de falar neles, vamos relembrar. Se falamos com alguém, usamos a segunda pessoa não é? Então deveríamos usar o TU e os pronomes a ele relacionados: “Vou te amar para sempre”, por exemplo.
Mas o problema surge quando usamos o pronome VOCÊ, pois embora faça concordância como se fosse da terceira pessoa – é usada para se referir a pessoa com quem se fala.
Para saber quando usar O (ou A) e LHE precisamos analisar o verbo.
Se o verbo exigir a preposição “A” devo usar o LHE. Observe: se eu obedeço A você, eu LHE obedeço. Se eu entreguei as encomendas A você, eu LHE entreguei as encomendas. Se devo dizer a verdade A você, eu devo dizer-LHE a verdade.
Agora, se o verbo não exigir preposição, devo usar o pronome “O” ou “A”, de acordo com o gênero a que se refere. Eis alguns exemplos:
Eu encontrei você no cinema / Eu O encontrei no cinema.
Ninguém ajudou você / Ninguém O ajudou.
Eu não vi Lúcia no parque / Eu não A vi no parque.
Assim, se A Lúcia ama o Paulo, diga que A Lúcia O ama e não que Ela LHE ama!
Com S ou com Z?
Agora vamos falar de uma duplinha que pode nos dar muito trabalho. As letras S e Z.  A confusão acontece porque quando a letra S está entre duas vogais ela tem o som de Z. E aí, se as duas têm o mesmo som, como saber se devemos escrever com uma ou com a outra?
Claro que a maneira mais segura de acabar com a dúvida é consultando um dicionário, mas se ele não estiver por perto, aqui vai uma dica: tente se lembrar de como você escreve as outras palavras da mesma família.
Por exemplo, se você tiver que escrever o verbo PARALISAR, e ficar em dúvida se deve colocar o S ou o Z, é só se lembrar de como você escreve as palavras PARALISIA, PARALISAÇÃO, PARALISANTE, PARALISADO. Como essas palavras se escrevem com S e são da família do verbo PARALISAR é de se esperar que o verbo PARALISAR também se escreva com S.
O mesmo processo acontece com o verbo DESPREZAR, que é escrito com Z como as outras palavras da sua família: DESPREZO, DESPREZADO, DESPREZÍVEL.
É proibido. É bom. É permitido
Você, certamente, já leu muitas vezes essa expressão e deve ter notado que em algumas ocasiões ela aparece no feminino e em outras, no masculino. Por exemplo, você fica em dúvida se o certo é:
É proibido bebida alcoólica OU É proibida bebida alcoólica?
Nesse caso a regra é muito simples, acompanhe comigo:
Se antes da palavra BEBIDA houver o artigo A, a expressão deve estar no feminino: É PROIBIDA, concordando com a palavra BEBIDA.
Fica assim: É proibidA A bebida alcoólica.
Mas se não houver artigo antes da palavra BEBIDA, a expressão fica no masculino: É proibido bebida alcoólica.
A mesma regra deve ser aplicada para as expressões É BOM, É NECESSÁRIO, É PERMITIDO…
É necessáriO presença nas aulas./É necessáriA A presença nas aulas.
Água é BOM para saúde. / A água é BOA para saúde.
Não é permitidO entrada de pessoas estranhas. / Não é permitidA A entrada de pessoas estranhas.
Por e puser
Verbos e suas conjugações sempre deixam dúvidas, especialmente a conjugação de alguns verbos derivados. Por exemplo, você sabe dizer qual é a forma correta entre essas duas opções:
Os diretores recomporam o patrimônio da empresa
OU
Os diretores recompuseram o patrimônio da empresa?
Para solucionar essa dúvida, basta você lembrar que o verbo RECOMPOR deriva do verbo PÔR.
Então, ele deve seguir a conjugação do verbo PÔR.
Assim, se dizemos: Os diretores PUSERAM dinheiro no patrimônio da empresa, devo dizer: Os diretores RECOMPUSERAM o patrimônio da empresa.
O mesmo acontece com os outros verbos derivados do verbo PÔR, como os verbos: EXPOR, DISPOR, PROPOR, SUPOR…
Assim, se dizemos Eu PUS, devemos dizer: EU EXPUS, EU DISPUS, EU PROPUS, EU SUPUS…
Uma dica: todas as formas verbais do verbo PÔR e consequentemente de seus derivados que têm o som de Z devem ser escritas com a letra S. Como: puser, dispuser, pusemos, expusemos, puseram, propuseram, pusesse, supusesse… Todas com S. Não esqueçam!