Doutrina Espírita ou espiritismo

415

Caríssimos leitores, nestas últimas semanas, buscamos abordar de forma clara um dos princípios da Doutrina Espírita, que é a reencarnação. Claro que o tema não ficou esgotado, mas, creio ter sido bastante enriquecedor. E para culminar esta sequência de estudos sobre esta Doutrina que a maioria de nós conhece tão pouco, mas que, infelizmente, fazemos grandes julgamentos, tocaremos de forma resumida em outros pontos importantes que a compreendem:
O que é
– É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: “O livro dos espíritos”, “O livro dos médiuns”, “O evangelho segundo o Espiritismo”, “O céu e o inferno” e “A gênese”.
– “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
– “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
Prática Espírita
– Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
– A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
– O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
– O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
– A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.
– Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
Muita Paz!!!
Resta-nos convidar a todos para a 32ª Jornada Espírita de Teixeira de Freitas, nos dias 22 a 25 de setembro, onde abordaremos o Tema: DEUS, JESUS E O ESPIRITISMO – VIVENDO O SAGRADO. Participem.