Delegados esclarecem homicídio do irmão do Janken

739

Marginal que atirou na PM confessa a participação no crime

Teixeira de Freitas – Depois das prisões de Daniel Gomes Damasceno, de 24 anos, e Manoel Francisco Peçanha Henrique Neto, de 29 anos, ocorridas na madrugada de sábado (24/03), quando, após se recusarem a obedecer à ordem da viatura da Ceto para que parassem, atiraram contra os PMs que estavam no veículo.

Daniel Gomes Damasceno e Manoel Francisco Peçanha Henrique Neto também responderão por homicídio qualificado.

Ao assumir o plantão policial na manhã de sábado, o delegado Manoel Eduardo Costa Andreetta iniciou a oitiva dos dois acusados, que acabaram por entregar uma série de arrombamentos que juntos teriam feito; com eles, a polícia recuperou uma grande quantidade de produtos furtados.

E, ao reassumir o plantão, na manhã de quarta-feira (28/03), o delegado Manoel Andreetta em parceria com o delegado circunscricional Charlton Fraga Bortolini, através do Serviço de Investigação da Divisão de Homicídios, acabou por elucidar a morte de José Roberto Ferraz Evangelista, de 28 anos, que era irmão mais novo do ex-jogador de futebol Janken Ferraz Evangelista, de 31 anos, condenado a 22 anos de prisão, pena que cumpre na penitenciária da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, pelo assassinato da ex-mulher, morta com 14 facadas em março de 2009.

Assassinato de José Roberto Ferraz Evangelista

O crime ocorreu às 6h30min de sexta-feira (09/03), na esquina das ruas Joaquim Nabuco e Joaquim Muniz Neto / fundo do Shopping Teixeira Mall Center, quando José Roberto trafegava pilotando uma motocicleta Honda Bis, placa JOB-3596/Teixeira de Freitas, foi emboscado e abordado por um homem desconhecido.

O atirador aproximou-se rapidamente da vítima e efetuou os dois primeiros disparos por trás, que lhe atingiram as costas. Na sequência, o assassino teria se aproximado ainda mais da vítima já caída ao lado da moto e disparado mais três vezes, atingindo-o na lateral esquerda do tórax, clavícula e nuca, o que lhe ocasionou morte instantânea.

Durante a confissão aos delegados, Daniel Gomes confessou que quem atirou primeiro foi ele e quando José Roberto estava caído um terceiro elemento (preservamos o nome para não atrapalhar as investigações) tomou a arma do Daniel e fez disparos contra a vítima.

Daniel confessou ainda que foram eles quem teriam ligado para o número 190 e informado a Polícia Militar sobre o ocorrido.

Ainda segundo os depoimentos dados à equipe do delegado Manoel Andreetta, que acabou conseguindo esclarecer o homicídio que teria sido cometido por Daniel Gomes e Manoel Francisco, os quais, no dia do assassinato de José Roberto, estavam, com um terceiro elemento, em um Ford Ka de cor prata.

Segundo o que apurou os delegados Charlton Fraga e Manoel Andreetta, quem estaria armado na cena do crime seria Daniel, portanto, ele seria o autor dos disparos que ceifaram a vida de José Roberto Ferraz Evangelista.

O Serviço de Investigação da Divisão de Homicídios da 8.ª Coorpin continua realizando diligências no sentido de identificar e prender o terceiro elemento que teria participado do crime.

A motivação do crime seria possíveis desavenças ocorridas no período em que José Roberto cumpriu pena no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

Com essa descoberta, Daniel Gomes Damasceno e Manoel Francisco Peçanha Henrique Neto, além do indiciamento por porte ilegal de arma de fogo, resistência a prisão, receptação, furto qualificado e arrombamentos, serão, agora, também indiciados por crime de homicídio qualificado com base no artigo 121 do Código Penal. Por Jotta Mendes / Jornal Alerta.