CURTAS E PICANTES (17)

390

A festa acabou

O carnaval é uma festa criada para divertir o povo, assim como o futebol que é o ópio do povo. Esta é a política do pão e circo para que o povo não venha provocar as revoltas populares. Mesmo assim, ultimamente as mobilizações têm derrubado vários ditadores, como foi o caso da ex-presidente Dilma, que provocou a insatisfação dos poderosos e não contentou o povo, por isso veio perder o mandato. Depois do carnaval as cobranças irão aumentar em todos os níveis de poder. Os governantes que se cuidem, porque o povo descobriu que tem poder.

Delação da Odebrecht

O ex-presidente da Organização Odebrecht, Marcelo Odebrecht, em cada depoimento tem deixado a república em estado de alerta. Na última quarta-feira em Curitiba no seu depoimento envolveu Temer, Dilma e Aécio Neves, como beneficiários de recursos da construtora para as campanhas eleitorais. O empresário contou ter dado ao PT, no período de 2008 a 2014, cerca de R$ 300 milhões. Parte dos recursos doados não teria sido registrada na Justiça Eleitoral. Dilma divulgou nota classificando de mentirosas as acusações contra ela. Vamos aguardar para ver se vai dar em pizza estas acusações.

Aperto financeiro

Todos sabem que as prefeituras estão vivendo no sufoco financeiro, devido a queda de receitas e folha de pagamento inchadas. Os prefeitos, além de não poderem contratar, estão cortando na carne para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal. O gasto com pessoal não pode ultrapassar 54% da arrecadação. Aqui na região a grande maioria não pôde pagar o salário do mês de fevereiro antes do carnaval. Segundo informações de bastidores, o município do Prado, por exemplo, está com o índice estourado e vai ter que demitir muita gente. Em Teixeira o prefeito tem tomado medidas amargas, na tentativa de sair do buraco.

Teixeira sem sujeira

Em Teixeira a limpeza pública se tornou manchete a nível estadual, foi divulgada pelo TV Bahia no Jornal da Manhã a greve dos motoristas da empresa que promove a limpeza na cidade. Porém o assunto já foi resolvido e voltou a normalidade. Segundo o encarregado da limpeza, Rogério Mororó, dentro de poucos dias os coletores antigos serão substituídos por novos equipamentos e a cidade terá um serviço mais eficiente. Será de grande valia que a prefeitura promova uma campanha educativa para que os moradores coloquem o lixo na porta da sua casa nos dias certos que os caminhões passam nos bairros.

Carnaval nas praias

Esse ano bateu o record de público nas praias da região. Acredita-se que o problema da segurança no Espírito Santo tenha contribuído para que os mineiros e até mesmo os capixabas tenha dado preferencia as praias do Extremo Sul da Bahia. O sistema de segurança implantado pela Polícia Militar da Bahia foi eficiente e diminuiu muito o número de assaltos e pequenos roubos nas praias da região. Todas as cidades da Costa das Baleias tiveram boas programações com bandas famosas. Em Alcobaça o prefeito Léo Brito anunciou que a cidade teve uma receita extra de R$ 20 milhões.