Cúpula da FBF marca presença no lançamento da Copa do Nordeste 2017

321

Em uma festa no Centro Cultural Ariano Suassuna, na cidade de João Pessoa, Capital da Paraíba, foi lançada na noite de terça-feira (4) a edição 2017 da Copa do Nordeste. O evento contou com a presença de diversos dirigentes e presidentes de federações, clubes e da CBF.
A Bahia, mais uma vez, não ficou de fora. O futebol do maior estado da região foi representado pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, e o vice-presidente, Ricardo de Lima.
Representantes baianos na competição, Bahia, Vitória e Juazeirense também estiveram representados. Marcelo Sant’Ana, presidente do Esquadrão; Manoel Matos, vice-presidente do Leão; e Roberto Carlos, presidente do Cancão de Fogo compareceram à festa.
No local, além da entrega dos prêmios aos destaques da edição 2016, foram sorteados os grupos da Copa do Nordeste 2017. Bahia, Juazeirense e Vitória ficaram, respectivamente, nos grupos B, C e E.
No Grupo B, o Tricolor terá a companhia de Altos (PI), Moto Club (MA) e Fortaleza. No Grupo C, o time de Juazeiro enfrentará o River (PI), Sampaio Corrêa e Sport. Já no Grupo E, o Rubro-Negro terá pela frente Sergipe, Botafogo (PB) e América (RN).
A fórmula de disputa do Nordestão permanecerá a mesma desde a entrada dos clubes do Mar₢anhão e Piauí. Nos cinco grupos de quatro equipes cada, todos jogam contra todos, dentro do grupo e em turno e returno. Classificam-se para as quartas de final os primeiros colocados de cada grupo mais os três melhores segundos colocados.
Da segunda fase em diante adota-se o sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta, até a definição dos finalistas. Não há vantagem de empate para classificação. Os times de melhores campanhas apenas têm a vantagem de mandar o jogo de volta em casa. Já o gol marcado fora de casa serve como critério de desempate.
O período de disputa da competição, considerada a mais importante do primeiro semestre do futebol brasileiro, ainda será divulgado pela CBF.