Bosco e Rui Costa contemplam 460 famílias com unidades habitacionais

490

“O sonho da casa própria é o sonho de muitas famílias que, a partir de agora, passam a ter mais conforto, mais segurança, inclusive, emocional”, Rui Costa / governador da Bahia

Teixeira de Freitas – Mais 460 famílias de Teixeira de Freitas foram contempladas com unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O governador Rui Costa e o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. João Bosco, entre outras autoridades, fizeram a entrega das chaves aos futuros moradores do Residencial Antônio Costa Filho, construído no bairro Colina Verde.
“O sonho da casa própria é o sonho de muitas famílias que, a partir de agora, passam a ter mais conforto, mais segurança, inclusive, emocional. Pois quem mora de aluguel sabe do sufoco, da dificuldade de pagar o aluguel quando perde o emprego, corre o risco de ir para o olho da rua e ficar sem um lar para dar aos seus filhos. A entrega de casas é o evento que mais me emociona. Porque significa uma nova vida para milhares de famílias”, revelou Rui.
Durante a visita, o governador ressaltou que a Bahia tem se destacado como um dos estados que mais construiu moradias do Minha Casa, Minha Vida. “Aqui em Teixeira de Freitas nós vamos para mais de três mil casas com as que serão entregues em dezembro”.
Até o momento, já foram erguidas cerca de 2,3 mil casas pelo MCMV no município, e outras mil moradias estão sendo construídas. Em toda a Bahia, já foram contratadas, aproximadamente, 300 mil unidades habitacionais.
Com redes de água, esgoto e energia elétrica, o residencial também dispõe de áreas de lazer com quiosque, parque infantil e quadra de esportes. Quem também está ansioso para viver no novo lar é Aivo Miranda, 53. Aposentado há 20 anos por invalidez, ele vai morar com o filho no residencial. “Só espero coisa boa. Que sejamos felizes e nada de ruim aconteça comigo e meu filho”.
Durante 3 anos e meio, cerca de 300 trabalhadores da construção civil passaram pela obra e desempenharam diferentes funções. O servente prático, Eduardo Moraes, 28, é um deles. De acordo com o profissional, “ver a obra tomar forma e agora entregar para a população, com 460 famílias sendo beneficiadas, é gratificante”.
Rui ainda disse que Teixeira é uma das cidades mais beneficiadas com o programa no Nordeste, diante de um grande esforço do prefeito João Bosco junto aos governos Estadual e Federal e também com instituições financeiras, neste caso, o Banco do Brasil.
Prefeito dr. João Bosco

Emocionado, o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. João Bosco, disse estar feliz com a entrega das chaves para as 460 famílias que agora terão um lar para chamar de seu. Na oportunidade, o prefeito João Bosco disse que está prevista para a segunda semana de dezembro a assinatura dos títulos de propriedade das 1.000 famílias contempladas com as casas do Condomínio Habitacional Santos Guimarães, também no bairro Colina Verde, o que irá perfazer um total de 2.780 casas construídas na sua gestão.
Ao fazer um balanço de sua administração nesses quatro anos, falou dos investimentos nas áreas de saúde, educação, esporte, construção das quadras poliesportivas, unidades de saúde, UPA, Estádio, e que está deixando encaminhadas junto ao Ministério das Cidades mais 1.000 unidades habitacionais, pois espera que o novo prefeito faça muito mais do que fez. Disse ainda que nas próximas semanas irá inaugurar a primeira etapa do PAC, que contempla os bairros Bela Vista e Monte Castelo, e que deixará encaminhada a segunda fase. Na oportunidade, Bosco também agradeceu ao governador Rui Costa pelo apoio à sua gestão.
Policlínica
Antes de entregar as chaves da casa própria, o governador Rui Costa visitou o canteiro de obras, em Teixeira de Freitas, onde está sendo construída a primeira das 28 policlínicas do Estado. Com 31 especialidades médicas, na unidade de saúde também serão realizados exames laboratoriais, por meio do Lacen. A unidade de Teixeira de Freitas vai contemplar moradores de 13 municípios da região. Conforme o engenheiro responsável pela obra, Rubens Carvalho, cerca de 90 trabalhadores, entre diretos e indiretos, estão no canteiro de obras. De acordo com ele, a obra deve ficar pronta entre os meses de fevereiro e março do ano que vem. “Estamos com aproximadamente 45% de avanço físico”.
Ao finalizar sua fala, o governador Rui Costa parabenizou o prefeito dr. João Bosco pelas conquistas alcançadas nos seus quatro anos de gestão, e que hoje João Bosco entra para história de Teixeira de Freitas como o prefeito que mais realizou obras no município, principalmente nas áreas de saúde e habitação, finalizou dizendo que é esse o processo democrático, e que para o bem do povo vamos torcer para que o próximo gestor supere essa marca e todos sairão vitoriosos.