Bastidores

442

Pegando fogo I

A expressão popular é quero ver o circo pegar fogo, mas, na administração abatinada de Teixeira de Freitas o circo já está pegando fogo há muito tempo…

Pegando fogo II

Num passado não muito remoto qualquer coisa menos danosa do que o que está ocorrendo com nossos representantes, se é que ainda existem, já estariam, literalmente, com a boca no trombone…

Pegando fogo III

Quero aqui fazer um questionamento. Por onde anda nossa sociedade organizada (o espaço é curto para inserir o número de entidades e ONGs que existem em Teixeira de Freitas), que estão de braços cruzados assistindo de camarote o fogo se alastrar?

Pegando fogo IV

Pensava, mas, agora já penso que nossos políticos (não), ou melhor, aqueles que estão prestes a colocar seus nomes para disputar a (‘viúva’, por que lá com toda a crise é onde está o dinheiro) querem mais é que prevaleça a máxima de que quanto pior melhor para derrotar o suposto adversário fragilizado.

Greve dos médicos I

Primeiro uma crítica: agora me parece que doeu no bolso de todos, por que não parecia que iria ocorrer, quando, há algumas semanas, o Jornal Alerta denunciou em primeira mão uma carta de demissão e dois deles (que supostamente estariam à frente do movimento) se negaram a falar.

Greve dos médicos II

E nesta semana estourou o que já era esperado – a suposta greve (branca) dos médicos, que alegam estarem quatro meses sem receber. O mais inusitado da história é que os secretários abatinados, que nunca mandaram em nada, agora passam a ser responsabilizados pelo prefeito Staut. Agora é o que denomino de caos. Greves na educação e na saúde, fora o marasmo de outros setores.

Por que os homens brigam?

O filosofo e cientista político inglês, Thomas Hobbes, afirma que os homens brigam entre si por três motivos: competição, desconfiança e sucesso. Segundo ele, as leis que regem o comportamento humano são as mesmas que regem o universo e são de origem divina. De acordo com elas, o homem em estado natural é antissocial por natureza e só se move por desejo ou medo. Sua primeira lei natural, que é a autoconservação, o induz a impor-se sobre os demais, de onde vem uma situação de constante conflito: a guerra de todos contra todos, na qual o homem é lobo do homem.