BASTIDORES

365

A queda de mais um ministro

A queda de Lupy demorou, mas, aconteceu. O próximo que estava na mira seria o ministro das Cidades, o baiano Mário Negromonte. Segundo o próprio ministro, seus maiores algozes são os correligionários de partido, o PP a nível nacional. Tudo indica que ele ficará no congelador.

Quem será a bola da vez?

Tudo faz crer que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, será o próximo. Os líderes da oposição no Senado e na Câmara já protocolaram representação no Ministério Público pedindo abertura de inquérito para apurar “prática de improbidade administrativa do ministro”. O documento cita reportagem do jornal “O Globo” que revela atos ilícitos da sua empresa.

Asfalto sonrisal

Conforme sugestão de um leitor da coluna Trincando um Ferro, do “Teixeira News”, o asfalto de Teixeira dissolve quando em contato com a água, por isso deve ser chamado de asfalto sonrisal. É uma boa ideia, pois se andarmos pelas ruas da cidade onde existe asfalto, nos depararemos com inúmeras crateras abertas com as chuvas. Isso é uma vergonha! Chega!!!

Rede de esgoto sanitário

O fato de inúmeras ruas de Teixeira terem sido asfaltadas antes do esgotamento sanitário vai causar vários problemas. O maior deles é que ao cortar o asfalto, fica difícil a recomposição, porque não se consegue mais uma emenda uniforme, devido à compactação do solo; e o asfalto não dá mais a mesma liga. Aí é que vai dar problemas de buracos nas ruas. Tudo isso é falta de planejamento.

O combate às drogas

Foi lançado na quarta-feira (7) um plano anticrack que terá investimento de R$ 4 bilhões do Governo Federal até 2014, entre ações dos ministérios da Saúde e da Justiça. Além da busca ativa de viciados e ampliação do número de leitos disponíveis, a presidenta Dilma Rousseff buscou reforçar a repressão ao tráfico e ao contrabando. Este é um grande desafio para o Brasil, porque os EUA, com todo poderio, fracassou no combate ao tráfico de drogas.

Um tempo na política

Com os festejos do Natal, do Ano-Novo, em seguida o carnaval, a política ficará adormecida e só voltará a aquecerem março. Oficialmente, a campanha só pode ir para rua depois das convenções que ocorrerão no mês de junho e terão uma duração de, aproximadamente, cem dias. Porém, antes disso, existirá a pré-campanha, que consiste na consolidação dos acordos, contato com lideranças e a fase de planejamento. Chamamos atenção para não fazerem campanha antecipada – é crime eleitoral.

A máfia do carvão

A Operação Cruzeiro do Sul foi deflagrada para combater a produção e comércio ilegal de carvão nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.  A operação contou com uma equipe de 300 pessoas, dentre elas 21 promotores de justiça. Segundo a polícia, essas quadrilhas montam um esquema criminoso de roubo de madeira e sonegação fiscal na venda de carvão. O fato é que muita gente ganhou dinheiro rapidamente.

O isolamento do poder

Não crie fortaleza para se proteger, o isolamento é perigoso, retire-se para uma fortaleza e você perde o contato com as fontes do seu poder. Você não ouve o que está acontecendo ao seu redor, e perde o senso de limite. Não se distancie tanto das ruas a ponto de não escutar mais o que acontece, inclusive, o que estão tramando contra você. Esta é uma das leis do poder, quem a contrariar pagará um alto preço.

Escândalos no governo

“O escândalo do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, é diferente do escândalo de Palocci”, deputado Cândido Vacarezza, líder do Governo na Câmara. Isso para mim é igual o que a Igreja Católica ensinava. Purgatório, Céu e Inferno, para diferenciar a gravidade do pecado.