Bastidores

332

A questão da violência na região

Teve como resposta da cúpula de segurança. O número de assassinatos e os ataques de violência na região em Porto Seguro estão ligados ao tráfico de drogas. Ponto! Ponto coisa nenhuma, se sabem que está ligado ao tráfico de drogas por que não resolvem o problema?

Erros de um governante

Promessa não cumprida, declaração comprometedora e acusação grave não respondida… e o pior é que o prefeito Apparecido Staut cometeu estes três erros, no entanto, pensa que ficará impune e que o povo irá perdoá-lo. Certamente, a resposta será dada nas urnas.

Território marciano

Num e-mail recebido de um leitor esta semana, ele classifica Teixeira de Freitas como território marciano em razão das inúmeras crateras nas vias públicas da cidade.

E lembra que

Somente na Avenida Brasil, onde estão os dois mais novos empreendimentos de Teixeira de Freitas, o edifício Roberto Monteiro e uma Clínica Médica, existem duas crateras que se somam às milhares já existentes pela cidade, e até questiona: por que só Eunápolis recebe obras do Governo do Estado e Teixeira não?! Eu sei, mas não vou falar.

Palanque político

A Câmara de Vereadores de Teixeira se transformou num palanque político da administração abatinada. Os secretários são convocados para prestar esclarecimentos sobre os atos administrativos. Eles, além de nada responderem, desqualificam os vereadores que buscam fiscalizar o Executivo. O pior é que depois fica o dito pelo não dito, e nenhuma atitude é tomada pelo Legislativo, que deve exercer ação fiscalizadora. Os depoimentos têm servido apenas para defender o indefensável: uma administração falida e desacreditada.

O conto do vigário

Pesquisas mostram que o eleitor de Teixeira não quer mais dar um pulo no escuro, caindo no conto do vigário, ou elegendo aventureiros. Existe espaço para o novo, mas não para aventuras, como aconteceu num passado recente. O eleitor está mais exigente.

Citados em pesquisa

Nas pesquisas, são citados espontaneamente os nomes de Wilsinho e Léo Brito, devido às gestões que fizeram no Prado e Alcobaça, respectivamente. Como não são candidatos em Teixeira, os nomes mais fortes são os de Temóteo Brito e João Bosco, que já são conhecidos. Se um nome com capacidade e espírito de liderança não surgir, a eleição ficará polarizada entre os dois.

Limpeza urbana x trânsito urbano

Como Teixeira está crescendo sem estrutura, existem dois problemas, que deveriam ser itens extremamente prioritários – a limpeza e o trânsito. O prefeito dispensou a empresa que fazia a coleta do lixo e puxou para si a responsabilidade. O que estamos vendo é um completo descaso. Na questão do trânsito, cada vez mais o problema se agrava, muitas vidas têm sido ceifadas a cada dia, e nada está sendo feito para solucionar este grave problema. O prefeito continua de braços cruzados, como se não fosse da sua competência.

As tiranias

O Império Romano, fundado por Augusto, se assemelhava às modernas ditaduras. Até a Revolução Francesa acreditava-se que o poder emanava de Deus diretamente ao soberano, se o monarca oprimisse os súditos com violência, era uma tirania, neste caso era aceito o tiranicídio, e este perdoado pela religião.

E a religião

No final do século XVI, o jesuíta Juan de Mariana apresentou a doutrina que discorria sobre o abuso da autoridade e a usurpação do poder, onde, se o tirano após receber uma repreensão pública, não corrigisse sua conduta, era lícito declarar-lhe guerra e até, se necessário, matá-lo. É o que está acontecendo com vários ditadores na atualidade.

O combate à violência

É dever do Estado combater a violência, porém, esta é uma luta de todos. A sociedade organizada, e os poderes constituídos, devem agir de forma integrada. Combater a violência só com repressão, não é o melhor caminho, a prevenção é mais eficiente.