Bastidores

347

Mais fôlego

O prefeito Apparecido Staut, no processo de sua cassação de diploma, conseguiu o acolhimento da questão de ordem no sentido de abrir vista à parte contrária, por maioria, vencidos a relatora e o juiz Cássio Miranda. Isso quer dizer que tanto ele, quanto o vice estão respirando aliviados, embora continuem governando com base em liminar. 

Sobrevida

No entanto, essa sobrevida está sendo questionada por alguns líderes teixeirenses, no sentido de quererem saber quem está pagando a conta… Na verdade, sei, mas se escrever ganho uma ação criminal. Lembro que não é covardia, no momento, é cautela.

A volta de “Zé Canteiro”

Esta semana, fui surpreendido em pleno feriado (15 de Novembro) com vários homens da Prefeitura de Teixeira de Freitas rebaixando alguns canteiros da cidade. Apenas para lembrar aqui o início da gestão abatinada em que eles passaram oito meses só mexendo em canteiros, o que lhes sobrou a alcunha de “Zé Canteiro”. De novo, não!

O poder de enganar I

O prefeito de Teixeira de Freitas, Apparecido Staut, deveria observar com mais atenção a célebre frase de Abraão Lincoln: “Alguém pode enganar poucos por muito tempo, muitos por pouco tempo, mas não todos por todo o tempo”. Um fato é certo, o prefeito certamente vai, mais uma vez, tentar enganar o povo. Não duvido que alguém possa ser enganado, essa parcela certamente será muito pouca, e, em contrapartida, uma parcela significativa da população não se deixará enganar. Creio.

O poder de enganar II

O prefeito segue os ensinamentos de Maquiavel – que é a personificação da maldade – ele sabe que pode também enganar o povo realizando obras grandiosas (obras de fachada) e oferecendo pão e circo ao povo. As obras já iniciaram, o pão, certamente, vai dar em seguida, e o circo será as festas que ele deverá promover. Na campanha eleitoral ele prometeu restaurante popular e não deu, prometeu passagem de graça e não deu, prometeu emprego e não deu. E, agora, prometerá o que?

Avaliação da administração

Pesquisas recentes dão conta que a administração do prefeito de Teixeira chegou a níveis críticos, mais de 80% da população reprovam a sua gestão e também reprovam a figura do prefeito. Quando uma administração é bem avaliada, o prefeito se reelege ou faz o sucessor, porém, quando a administração é mal avaliada, o adversário é o franco favorito.

O apoio do prefeito I

Na eleição de 2008, os dois principais adversários do prefeito foram Temóteo Brito e João Bosco. Na próxima eleição os dois candidatos aparecem como favoritos. Enquanto João Bosco sonha com o apoio do prefeito, Temóteo ocupou o espaço de oposição.

O apoio do prefeito II

Ficam então duas perguntas no ar: 1 – Qual das duas estratégias é a mais correta? 2 – Para onde vão os 28 mil votos que o prefeito obteve? Para responder a estas perguntas é preciso que todas as candidaturas estejam definidas, depois disso, somente uma pesquisa em profundidade será capaz de responder.

Os ensinamentos de Salomão

Salomão com 12 anos substituiu seu pai David como rei de Israel. Ele pediu a Deus sabedoria para governar seu povo. Deus não só deu a ele sabedoria, mas também o transformou no homem mais rico e mais bem-sucedido de toda a história da humanidade. Todos os reis do mundo iam a Salomão pedir conselhos para governar seu povo. Salomão escreveu 31 provérbios que constam da Bíblia Sagrada no Antigo Testamento.

Inversão de valores

Todos sabem que a função de vereador é fiscalizar e, isso o vereador Gonzaga tem feito, o que merece os aplausos da sociedade. O que está errado é atitude de determinados secretários tentarem aplaudirem o que não é correto, diga-se de passagem uma constância na administração abatinada.

Corrida sucessória

Estamos entrando no ano eleitoral, com isso, nas diversas cidades do Brasil, começa a corrida eleitoral. Alguns prefeitos podem ser reeleitos, outros não, porque pela lei não pode haver o terceiro mandato.

O que não pode

Se um prefeito que está no segundo mandato e quiser renunciar para se candidatar em outra cidade, não pode porque configura o terceiro mandato. Porém, se sua esposa tiver domicílio eleitoral em outro município, aí sim, ela pode ser candidata.

Polêmica sobre o tema

Existe polêmica com relação a este tema, entretanto, não há jurisdição firmada. Um exemplo disso é a deputada Cláudia Oliveira, que quer ser candidataem Porto Seguro, e seu esposo, Robério, está no segundo mandato em Eunápolis. É bem provável que seus adversários tentem impugnar sua candidatura.

Sucessão em Itamaraju

Dentre todos os municípios da região, onde existe a maior indefinição das candidaturas éem Itamaraju. Issose deve, principalmente, aos conflitos internos que existem no PT local e também à falta de definição do deputado Ronaldo Carletto. Comenta-se que haverá composição entre os grupos historicamente adversários. O que achamos difícil!

Três candidaturas competitivas

É provável que haja três candidaturas competitivas. O atual prefeito Manoel Pedro, Dona Marizete Carletto que desde a última eleição continua em campanha, e um candidato do PT que deverá sair de uma prévia e pode ser o candidato do grupo do deputado Valmir Assunção.

Fiz uma crítica

Na edição de domingo, onde falo que o Executivo de Teixeira de Freitas ao invés de fazer as obras (possivelmente eleitoreiras) deveria arrumar a casa para o sucessor.

Mas, em tempo

Me redimo, e penso que se essas obras que estavam paradas não forem concluídas o prejuízo será bem maior para a população, portanto, agora, avalio que, eleitoreira ou não, todas as obras já iniciadas devem ser concluídas!!!

Agora, a sua avaliação

Para que esta beneficie candidato A ou B no próximo pleito, quem irá avaliar será o povo através do voto, até porque terminado o mandato do prefeito Apparecido ninguém (qualquer um que ganhar) irá querer a sua ingerência dentro da futura administração, basta o que ocorreu até agora.

Luta moralista contra corrupção

Discursando para uma plateia de centenas de militantes no 2.º Congresso da Juventude do PT, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil, deputado cassado e réu no processo do mensalão José Dirceu criticou o que chamou de “luta moralista contra a corrupção”. Para ele, a intenção das denúncias é somente atacar o governo.

Homenagem

No encontro petista ele foi homenageado pelos organizadores com uma camiseta em que aparece sua imagem, a frase “contra o golpe das elites” e a palavra “inocente”. O julgamento do processo do mensalão pode acontecer no próximo ano.

Jânio Quadros e Fernando Collor

Para criticar os movimentos que têm cobrado combate à corrupção, o ex-ministro afirmou que ações semelhantes levaram às eleições de Jânio Quadros e Fernando Collor para a Presidência da República. “Nossa luta tem que remontar o passado. Nas duas vezes em que houve lutas moralistas contra a corrupção deu no Jânio e no Collor, um renunciou e o outro sofreu impeachment“. Será que a história se repetiria?

Experiência ruim

Pelo menos quatro padres católicos das regiões norte e noroeste do Estado do Espírito Santo já se colocaram à disposição de partidos políticos para participarem da disputa eleitoral de outubro do ano que vem. Penso que o povo de lá deveria dar um pulinho e Teixeira de Freitas e Itamaraju para verem de perto os exemplos.

Se não vai pela fé

Vai pela política, foi assim com Frei Dilson e com Apparecido Staut (prefeito de Teixeira de Freitas), sobre os quais penso que avaliaram que seria muito mais fácil resolver os problemas do povo através da política e não pela fé, que poderia levar séculos. Incredulidade total e, assim como Itamaraju viveu o caos, no mesmo rumo caminha Teixeira.

Assim caminha a humanidade

Fico a pensar o que passa pela cabeça de alguns governantes que se elegem prometendo o céu e a terra, em especial aos mais pobres – os quais levam a primeira porrada, que não sabem se defender –, a exemplo do que acaba de fazer a administração abatinada, que ao anunciar pacotes de medidas atingiu em cheio essa camada social.

Tenho ao longo…

Desses anos alertado aos munícipes sobre as mazelas administrativas do prefeito Apparecido Staut, que, agora, afirmo, não sabe gerir sequer o seu nariz, uma vez que faz nada e ainda mandou cortar até os cafezinhos das repartições públicas; como se isso fosse os ralos dos recursos…

Deu o que falar

Este final de semana a possível junção política entre os pretensos candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas Temóteo Brito e o cardiologista João Bosco. Pois bem, a notícia não é probabilidade, mas, fato, veja mais abaixo uma recente fala do governador Jaques Wagner numa reunião do diretório estadual do PT.

Base aliada I

O governador Jaques Wagner demonstrou estar confiante de que os partidos da base de sustentação do governo no interior crescerão nas eleições de 2012, elegendo, pelos seus cálculos, prefeitos de 340 dos 417 municípios baianos; e aproveitou para anunciar os critérios que utilizará para subir nos palanques de petistas e aliados na sucessão do ano que vem.

Base aliada II

Ele disse que a regra não é rígida nem burra e que subirá nos palanques de todos os candidatos da base, mas, ressalvou que nos casos em que não houver unidade dará preferência àqueles que apoiaram sua reeleição em 2010. “Se tiverem três candidaturas, vou apoiar aquela que exibir melhores condições de vitória, e se houver dois candidatos da base, ficarei equidistante, analisando caso a caso antes de apoiar”, afirmou.

Três candidaturas

Como em Teixeira de Freitas, possivelmente, sairá três candidatos pela base aliada, João Bosco, Temóteo Brito e o candidato abatinado (pois o prefeito não está morto), a solução será a junção entre os três, com o pensamento de que o propósito de todos será ajudar Teixeira a crescer.

Desocupação da USP

Cerca de 400 policiais militares da Tropa de Choque, com apoio de helicópteros, invadiram a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) por volta de 5h10mim de terça-feira e retiraram 70 estudantes que ocupavam o prédio desde a última terça-feira. Segundo a coronel Maria Aparecida Carvalho Yamamoto, responsável pela comunicação da Polícia Militar, não houve resistência no cumprimento da reintegração de posse do prédio.

Os estudantes

24 mulheres e 46 homens foram detidos e encaminhados, em um ônibus, para o 91.º Distrito Policial (Ceasa), onde foram qualificados e ouvidos pelo delegado. Dois estudantes que tentaram furar o bloqueio da PM também foram detidos. Mesmo depois da retirada dos alunos, a PM continuou no local. Agora só nos falta alguns deles entrarem para o rol dos anistiados políticos…

Hosmário na CPI

“Eu não fui contra a esses loteamentos, mas fui contra a forma com que estava sendo feita a aprovação, totalmente contrária ao que diz a lei.” O vice-prefeito aproveitou para disparar a metralhadora contra o vereador Garotinho e Flávio Sampaio Arruda.

PT e PSD em Teixeira vão compor?

Nas principais cidades da Bahia candidatos a prefeito da base aliada vão se enfrentar. O governador vai tentar fazer alianças, principalmente onde existam candidatos da oposição que podem ameaçar a vitória dos aliados. No caso de Teixeira de Freitas, o governador já manifestou interesse de promover a composição entre os dois candidatos governistas: Temóteo do PSD e João Bosco do PT. Na minha avaliação é uma tarefa dificílima, a não ser que o candidato do PMDB de Geddel venha ameaçar.

A polêmica sobre a Universidade Federal

Muito se tem falado sobre a universidade, o mais importante, como bem disse o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, em seu discurso na audiência pública, não é saber quem é o pai, o importante agora é cuidar da criança para que ela cresça e dê bons frutos. Existe uma campanha em gestação para agilizar a implantação do campus em Teixeira e definir a quantidade de cursos, principalmente na área de saúde. Com o campus implantado, e tendo uma grande quantidade de cursos, automaticamente virá uma unidade da Reitoria também para Teixeira de Freitas. O resto é blá-blá-blá.

Obras eleitoreiras I

Entrando no ano eleitoral, começa a safra das obras eleitoreiras, visando melhorar a imagem dos administradores nos diversos municípios pelo país afora. Cabe ao Ministério Público coibir o abuso, isto porque obra eleitoreira é proibida por lei, assim bem como o uso da máquina administrativa com fins eleitoreiros. Vários prefeitos e governadores já perderam o mandato devido a esta prática que se configura como crime eleitoral. Em Teixeira de Freitas o prefeito está governando sob o efeito de uma liminar, e pode perder o mandato.

Obras eleitoreiras II

Todos sabem que a administração de Teixeira de Freitas é uma das mais mal avaliadas da Bahia. A rejeição do prefeito hoje ultrapassa 80% de ruim e péssimo. Com uma avaliação desta é muito difícil um prefeito se reerguer, principalmente no ano eleitoral. Tudo que o prefeito fizer de agora em diante tem pouca validade diante dos olhos do povo. Mas, a primeira pergunta que vem é: por que não concluir as obras paralisadas?

Obras eleitoreiras III

O prefeito Apparecido Staut baixou um decreto cortando uma série de gastos em setores essenciais para o bom funcionamento da administração, visando fazer caixa para executar obras eleitoreiras que estão previstas para começarem breve. Aprimeira delas vai ser o asfaltamento das laterais da Avenida Presidente Getúlio Vargas. São obras que tem grande visibilidade, visando, com isso, melhorar sua imagem, que hoje é péssima. No entanto, perder a credibilidade é fácil, recuperar é difícil, em qualquer circunstância.

Temóteo assume nova comissão

Como novo presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos, o deputado Temóteo tratou de buscar mais segurança para o Extremo Sul, e em audiência com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, fez reivindicações para diminuir a criminalidade na região, ao mesmo tempo em que solicitou uma audiência pública da própria Comissão de Segurança em Teixeira de Freitas. Agora, o deputado terá mais força para lutar pela segurança.

Wagner cada vez mais forte

O governador Jacques Wagner conseguiu unir na base aliada do governo o maior número de deputados da história política da Bahia. Nem mesmo ACM conseguiu este feito. Dos 63 deputados que compõem a Assembleia, apenas 16 fazem oposição ao governo Wagner.

Caráter é isso

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou o protesto que vem das redes sociais reivindicando que o ex-presidente Lula se trate contra o câncer através do SUS. “Acho que isso é uma espécie de recalque, eu não endosso isso. É um equívoco. Não tenho visto [as manifestações], mas acho um equívoco. Vida humana. Saúde. Não, que é isso?!”.

Conversa com Lula

Em entrevista ao “Estado de S. Paulo” após palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso. FHC disse que ligará para Lula assim que o petista estiver disponível para conversar. “O presidente será tratado (no Hospital Sírio-Libanês) como qualquer pessoa que pode ser atendida lá. Se todos pudessem ter o mesmo tratamento, seria o melhor. Mas, não é o momento para isso [para polêmica]”, afirmou.

Apesar de trocarem farpas

Publicamente ao longo dos anos do governo Lula, FHC disse ser seu amigo e lembrou os momentos em que conviveram na luta pelas Diretas Já no ABC paulista. “Eu tenho uma relação antiga com ele, me lembro de São Bernardo do Campo, quando eu ia para lá, estávamos começando aquelas lutas todas”, disse.

Segurança I

Segundo o levantamento realizado entre as 106 cidades brasileiras que não são capitais e que possuem mais de 200 mil habitantes, realizado pela revista “Veja”, as cidades baianas que conseguiram aparecer em dois quesitos entre as cinco piores de todo o país foram Vitória da Conquista e Itabuna.

Segurança II

Itabuna, no entanto, é gerida por um capitão de Polícia Militar (Capitão Azevedo, do DEM) e tem a segunda maior taxa de homicídio entre todas as pesquisadas. Com 133,8 mortes a cada 100 mil habitantes, a cidade Grapiúna só perde para Marabá (PA). Teixeira de Freitas que o diga, ao contrário.

Duplicidade de licitações I

A exemplo do que ocorreu com a obra de construção da Escola Colina Verde e que ninguém fez nada, a administração abatinada acaba de repetir a prática para a obra já licitada e depois volta a licitá-la. Exemplo: construção do Ambulatório Central, de responsabilidade do Fundo Municipal de Saúde.

TP 001/2011

FMS. Contratante: Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – BA; Empresa Contratada: C & V Serviços de Administração e Construção LTDA. – ME, CNPJ: 05.325.346/0001-83, no valor global de R$ 643.154,42 (seiscentos e quarenta e três mil cento e cinquenta e quatro reais e quarenta e dois centavos). Objeto: contratação de empresa para Vigência: 12 (doze) meses. Foro da Comarca de Teixeira de Freitas, em 20 de outubro de 2011.

Duplicidade de licitações II

A exemplo do que ocorreu com a obra de construção da Escola Colina Verde e que ninguém fez nada, a administração abatinada acaba de repetir a prática, para a obra já licitada e depois volta a licitá-la. Exemplo: construção do Estádio Municipal Roberto Pereira de Almeida.

Resumo de Contrato

TP 003/2011. Contratante: Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – BA. Empresa Contratada: FFR Construções LTDA., CNPJ. 10.823.084/0001-17, no valor global de R$ 607.199,92 (seiscentos e sete mil cento e noventa e nove reais e noventa e dois centavos). Objeto: Contratação de empresa para dar continuidade na construção do Estádio Municipal Roberto Pereira de Almeida, deste município. Vigência: 12 (doze) meses. Foro da Comarca de Teixeira de Freitas, em 6 de outubro de 2011.

Na verdade, não quero…

Ser inconveniente, mas, será que na cidade não tem ninguém que reveja essa situação?! Sendo duro, não sei por que colocam pequenos larápios atrás das grades…

 Que vergonha!

Hein, prefeito Apparecido Staut, para os munícipes teixeirenses, deixar que a pequena cidade de Prado, com um quinto da população de Teixeira de Freitas, construa uma Unidade Padrão de Atendimento – UPA 24h, enquanto Vossa Excelência, se assim ainda possa chamá-lo, ter se recolhido e devolvido os recursos depositados na conta desde o início de janeiro deste ano.

Inércia política

Fico por entender a atitude dos demais representantes políticos que sabem muito bem que, embora a Vossa Excelência ainda ostente o cargo público de prefeito, podem muito bem se manifestar, levar o povo às praças e em coro dizer não as suas mazelas administrativas. Com mais essa atitude mesquinha prejudicou milhares de pobres teixeirenses, os quais mais precisam dos serviços oferecidos numa UPA.

Os destruidores

Não os dos sete mares, conforme a música popular de Tim Maia (Descobridor), mas o maior destruidor de árvores que por essas bandas já passou – Apparecido Staut (ainda prefeito) e agora Joel Valetin (sec. Meio Ambiente) – tudo em ‘nome’ do desenvolvimento… Bom seria se voltassem para suas paróquias e fossem arregimentar almas, pois vidas, estas se depender deles, ficarão sem oxigênio.

Enem: OAB tomará “providências”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) prometeu tomar “providências” contra os ataques a nordestinos que foram propagados pelo Twitter após o vazamento de questões que podem levar à anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Nós não podemos permitir em pleno século 21, com a valorização da cidadania, com a valorização dos direitos humanos, que essas pessoas fiquem denegrindo a imagem de regiões, de pessoas”, afirmou nesta sexta-feira (28) o vice-presidente da OAB / seção Ceará, José Júlio da Ponte Neto.

Os ataques

Após anúncio do MEC, usuários escreveram comentários preconceituosos no microblog, que incluíram ameaças como “se essa p… de Enem for cancelada mato os nordestino do c…!”. Segundo Neto, a OAB realizará um levantamento para identificar os responsáveis pelos ataques e entrará com uma representação criminal na justiça contra os usuários. “Não é a primeira vez que nós fazemos isso, houve um caso semelhante em 2009 e agora nós tomaremos a mesma atitude da época”, declarou.

Filho de Solla recusa bafômetro

O filho do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, se recusou a fazer o teste do bafômetro após atropelar um atleta no Porto da Barra, em Salvador, por volta das 5h30min de sexta-feira (28). Segundo informações do delegado João Cavadas, titular da 14.ª Delegacia, responsável por investigar o acidente, o jovem teve a carteira de habilitação apreendida por ter se negado a fazer o exame.

Direito

“A lei prevê ao condutor esse direito de não fazer o bafômetro. Ele entendeu que não deveria fazer”, disse o delegado em entrevista ao G1. Após prestar depoimento, o motorista foi liberado. O inquérito deve ser concluído em 30 dias e contará com o resultado do laudo elaborado a partir de exame médico na vítima, que é triatleta e corria na orla quando foi atingida pelo veículo.

Baile do Havaí

Acontecerá na área da piscina do Jacarandá Country Club no próximo sábado, 5 de novembro, o já tradicional Baile do Havaí, com as bandas Garanhões do Forró na abertura e como atração principal a Banda Lordão. Vale a pena conferir! 

Vacinação contra a febre aftosa

Será lançada na próxima terça-feira (01/11), no Parque de Exposições de Itanhém, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de Agricultura da Bahia, Dr. Eduardo Sales e Comitiva. O convite é feito pelo anfitrião da solenidade, Milton Guimarães (prefeito de Itanhém).

Dois senhores I

A máxima de que “ninguém consegue servir dois senhores ao mesmo tempo”, pode ter levado várias lideranças a mudarem de partido, como é o caso do prefeito de Alcobaça, Léo Brito, que saiu do PMDB e foi para o PSD, partido da base aliada do governo estadual. Léo ficaria numa situação difícil, se fosse tentar seguir duas orientações divergentes, a de Geddel e a do Governador.

Dois senhores II

Além disso, Léo Brito teria também que ficar entre dois fogos cruzados: o de Geddel e seu pai o deputado estadual Temóteo Brito, que também é candidato a prefeito em Teixeira e terá Geddel apoiando uma candidatura adversária. A atitude de Léo Brito, visou também manter a união da família na política.

Reunião regional do PMDB

A reunião do PMDB realizada em Teixeira de Freitas, no auditório da Câmara Municipal, com lideranças regionais do partido, teve fraca participação popular, mesmo tendo sido feito convite através das emissoras de rádio da Família Pinto. Isso significa que, o PMDB já não consegue mais mobilização popular como acontecia nos tempos áureos do partido.

Apoio a Lucas Bocão

Um fato é certo, o eleitor hoje segue mais a liderança do que o partido. Geddel em Teixeira teve expressão eleitoral significativa com o apoio de Temóteo Brito. Hoje, Geddel não perdoa a saída de Temóteo do PMDB e quer dá o troco apoiando Lucas Bocão que também é apoiado por Uldurico Pinto, um adversário histórico da família Brito. Samba de criolo doido.

Campus da Universidade Federal

Na audiência Pública realizada em Teixeira de Freitas o deputado Temóteo Brito, em seu discurso, reivindicou a sede da reitoria para Teixeira. Em recente conversa com o Governador, o deputado foi aconselhado a lutar pelo aumento da quantidade de cursos. Temóteo afirma que está disposto a lutar pelos cursos da área de saúde, como medicina, enfermagem etc… Teixeira poderá se transformar em um grande pólo educacional.

Economia sustentável

Com as duas usinas inauguradas recentemente nos municípios de Lajedão e Ibirapuã somadas as outras duas existentes (Santa Maria/Medeiros Neto e Imbaúba/Santa Cruz de Cabrália) o extremo sul passa a ser a maior produtora de álcool do Estado da Bahia. A diversidade transforma cada vez mais a região em uma economia forte apoiada no agronegócio.

Fortalecimento econômico

E melhoria da qualidade de vida deve ser buscada através do desenvolvimento sustentável, sem agredir o meio ambiente. Para tanto, o Governo do Estado em parceria com as empresas de celulose e com a APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul estão finalizando o Plano de Desenvolvimento Sustentável. Esperamos que esse projeto não fique na gaveta.

Duplicação da BR-101

O deputado federal Jutahy Magalhães em recente visita à região e o ex-ministro Geddel afirmaram que o trecho da estrada que vai da divisa com o Espírito Santo até Eunápolis não seria duplicada por falta de prestígio dos políticos da região. Mas, tanto o vice Otto Alencar, como o governador Jaques Wagner, ao visitar a região, confirmaram que o trecho será duplicado. Essa polêmica só terminará com a divulgação do edital de concorrência do trecho. Isso acontecendo à oposição que transformou o tema em bandeira ficará em situação difícil. O deputado federal Walmir Assunção, afirma que os recursos estão assegurados no programa do PAC.

Cinco vereadores foram para o PSD

Em Teixeira de Freitas, cinco vereadores se filiaram ao PSD, foram eles: o presidente da Câmara Lula, Genivaldo, Gonzaga, Teté das Frutas e Diva da Bateria. Com isso, o partido passa a ter a maior bancada na Câmara de Vereadores, o que vai provocar alteração no jogo de poder do Legislativo.

O prefeito não deve lançar candidato

Nenhum dos candidatos à prefeitura de Teixeira acredita que o prefeito Apparecido Staut venha lançar a candidatura própria. Dentre eles, João Bosco sonha com o apoio do prefeito e por sua vez, Temóteo não acredita que ele tenha coragem de lançar candidato próprio, principalmente devido ao desgaste da sua administração, que hoje é uma das piores da Bahia. Vamos aguardar os acontecimentos que só o tempo vai dizer.

Começou a festa política

Nunca vi coisa melhor para afastar os problemas sociais vivenciados por um município do que a política. E foi o que ocorreu em Teixeira de Freitas na última semana, momento em que toda a atenção esteve voltada para o meio político. Esqueceram dos problemas na educação, na saúde, na administração, enfim, que maravilha vive a nossa cidade! Pena que é temporária.

No entanto,

Também não posso esquecer dela (política) e aqui lembro um trecho do discurso de Geddel Vieira Lima, que no meio do burburinho da semana passada veio a Teixeira de Freitas homologar o seu apoio ao radialista Lucas Rocha: “Não vim a Teixeira de Freitas para falar de traição”. Será que ele se referiu a quem?

Maior do que ACM 

A revista “Época” publicou no último final de semana que o governador da Bahia, Jaques Wagner, é um dos maiores beneficiários da criação do PSD. Com migração de deputados do DEM para o partido presidido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a oposição no Legislativo baiano ficou reduzida a 10 deputados. Até mesmo o falecido senador ACM (e três vezes governador) no auge do poder e em período pouco democrático enfrentou entre 16 e 23 parlamentares.

Sucessão no Palácio de Ondina

Com essa adesão em massa, o governador Jaques Wagner quer aproveitar a oportunidade para amarrar o apoio dos aliados à pré-candidatura do presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrieli, ao governo do Estado em 2014. E os outros aliados, como é que ficam?

Ascensão no ar

Pode ser que em breve tenhamos um ministro da região, pois os bastidores apontam que com a possível queda do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), o deputado federal Valmir Assunção seja o indicado para ocupar a pasta. Só não entendi uma coisa: Onde é que Uldurico entra nisso?

O que é proibido antes da campanha

Em breve estarei tentando mostrar o que é proibido por um possível candidato fazer na pré-campanha eleitoral, isso por que penso que já tem “neguinho” extrapolando na corrida que mal começou. A onda é usar associação de bairros para promover festividades e na hora da foto, olha o cara aí… Quero saber se ano que vem, após as eleições, as festas continuam?

Secretário de Educação na Câmara

Depois de convocar os secretários de Planejamento, Saúde, Esporte e Lazer, de Infraestrutura e Assistência Social e Serviços Extraordinários do município de Teixeira de Freitas, a Câmara Municipal convocou o secretário de Educação Daniel Silva Santos para prestar esclarecimentos sobre a atual situação da Secretaria. Na pauta, os esclarecimentos e motivos do impasse com os professores, várias licitações para a construção do Colégio do Colina Verde etc.

Fim da greve dos bancários

Após 21 dias de paralisação, chegou ao fim, em assembleia realizada na noite de segunda (17), a greve dos bancários em todo o país. A exceção ficou por conta do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que segue parado com uma pauta própria de reivindicação.

Aumento real de 1,5%

Segundo o presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, o reajuste salarial alcançado pela categoria foi de 9% (aumento real de 1,5%, se descontada a inflação do último ano) sobre todos os vencimentos, além da valorização do piso em 10%.

Otto Alencar em Teixeira

O vice-governador e também presidente do PSD na Bahia veio em Teixeira de Freitas e fez um encontro regional do partido, onde foi recebido por diversas autoridades e recepcionado por Jurandir Boa Morte em sua residência. O partido terá vários candidatos a prefeito na região e Otto garantiu sua participação nas campanhas eleitorais.

Lançamento de candidaturas

Os que estão definidos até o momento são: Temóteo Brito em Teixeira; Jurandir Boa Morte em Caravelas; Pedro da Campineira em Itamaraju e Cláudia Oliveiraem Porto Seguro, todos pelo PSD. Vai ser uma briga de cachorro grande, pois em todas as cidades existem candidatos da base aliada do Governo Jaques Wagner que estarão em confronto.

Quantos candidatos terão em Teixeira?

Já circularam na imprensa listas com mais de vinte pré-candidatos, porém, com o fim das filiações partidárias, o quadro começa a delinear com mais realidade. Os mais prováveis são: Temóteo (PSD), João Bosco (PT), Lucas Bocão (PMDB), Marta Helena (PP), Tabajara Soares Marques (PTB) e pode ser que haja um candidato do prefeito.

Demais candidaturas

Como a do ex-prefeito Wagner Mendonça, Wilsinho Brito, Caio Checon – que estava no PDT e foi para o PTB –, Ronaldo Baitakão, Gilberto do Sindicato e Flávio Guimarães são pouco prováveis. Esta eleição, ao que tudo indica, deverá ficar polarizada entre Temóteo e João Bosco, sendo que os dois pertencem à base aliada do governo. O governador já afirmou que não virá a Teixeira se a disputa ficar entre os dois aliados.

O político deve ser conhecido

Para aqueles que pretendem ser político, primeiro deve procurar ser conhecido, depois identificado, depois comparado, para depois ser votado. Portanto, a melhor forma de ser conhecido é participar de uma campanha eleitoral como candidato. Existem casos, como foi o do ex-presidente Lula, que participou de várias campanhas como candidato a presidente, perdeu três eleições, para só na quarta candidatura conseguir se eleger presidente do Brasil. Mesmo àqueles que não têm chances de vencer, é importante a participação, visando se tornar conhecido, ocupando, assim, um espaço político.

Teixeira de Freitas está inchando

Devido à falta de planejamento, Teixeira não está desenvolvendo; está crescendo. O crescimento é diferente de desenvolvimento. Uma cidade para desenvolver precisa de infraestrutura para crescer de forma sustentável. O setor público está ficando a reboque da iniciativa privada. Ele não tem conseguido acompanhar a classe empresarial, inclusive, quase sempre atrapalha, como é o caso da CPI que foi criada para apurar supostas irregularidades na aprovação dos loteamentos. A classe empresarial do setor de construção civil está reclamando porque a atividade está sendo afetada. Em Teixeira de Freitas a atividade é a maior geradora de empregos juntamente com o comércio. Que a Câmara apure as irregularidades tudo bem, o problema são os exageros.

O crime eleitoral deve ser punido

Os defensores do prefeito Apparecido vêm criticando a decisão da justiça, que puniu o alcaide com a cassação do seu diploma por ter cometido crime eleitoral. No Brasil e no mundo, onde funciona a democracia, quem comete qualquer tipo de crime, indo de encontro à Lei, deve ser punido. O abuso do poder econômico e o uso da “máquina política” são passíveis de punição conforme prevê a Lei, porque coloca os demais candidatos em desigualdade numa disputa eleitoral.  Os aliados do prefeito sabedores que ele poderá ainda perder o mandato, tentam jogar a população contra a decisão da justiça. Afinal, a Lei é para todos!

Pau podre

Escrevo com a dualidade de madeira podre e gestão podre, devido ao fato de o prefeito Apparecido Staut não saber escolher seus secretários e, quando escolhe, escolhe com apadrinhamento. Refiro-me à escolha do ex-deputado e, possivelmente, ex-padre Joel Valentin, pois desde que deixou a cadeira de deputado sentou-se na Prefeitura de Teixeira de Freitas, primeiro como uma espécie de primeiro-ministro e atualmente secretário de Meio Ambiente.

Secretaria de Meio Ambiente

Desculpe, é que acabei interrompendo meu pensamento acima, mas, volto ao assunto: desde que o Sr. Joel Valentin assumiu a cadeira de secretário de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas que sua gestão é só desastre, não realiza a poda das árvores, os demais setores sob sua responsabilidade funcionam mal e por não podar a árvores tivemos um desastre nesta terça-feira (11) [nada de desastre ecológico] – por conta da má gestão de sua secretaria uma das árvores da Praça Castro Alves causou danos ao cair sobre veículos, e, por sorte, não matou ninguém.

De quem é a culpa?

Ou melhor, de quem é a responsabilidade? Do secretário de Meio Ambiente, que não realiza direito a sua função. Os proprietários dos veículos esperam ser ressarcidos do alto prejuízo que tiveram; e aqui podemos falar até em lucros cessantes…

Quanto custa uma liminar?

Essa é a pergunta que está na boca do povo. No caso de Teixeira, o prefeito foi afastado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as 17 horas do dia 5 de outubro. No mesmo dia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu uma liminar mantendo o prefeito no cargo.  O fato é que o prefeito continua no cargo até que o processo seja julgado no TSE. Só nos resta aguardar os acontecimentos. Até quando, só Deus sabe. Enquanto isso, a cidade continua abandonada.

O poder da ‘máquina’

As leis proíbem esses procedimentos, mas os políticos que usam o poder da máquina encontram formas de driblar a lei. Normalmente, eles utilizam os recursos e os poderes que detêm para favorecer seus companheiros e prejudicar os adversários. Cabe aos adversários, e também a imprensa livre, denunciar o uso da máquina. Com isso, muitos mandatos têm sido cassados.

Sobre as vaias do 7 de Setembro

Um passarinho me contou que alguém da turma de abatinados irá tentar identificar o maior número de supostos inimigos que vaiaram o alcaide durante o 7 de Setembro para retaliações futuras. Penso que terá que adquirir um servidor de vários Tb para anexar o nome de tanta gente. Ia me esquecendo: no momento da vaias o prefeito não disse que era democrático? Será que agora não é mais?.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Coopmista, através do presidente do Conselho, Amilton Curty, informa que o acesso ao Parque de Exposições terá uma cobrança de R$ 3,00 (três reais) para o acesso ao evento, na quinta-feira, sexta-feira e sábado, a partir das 16 horas, não procedendo a informação veiculada em parte da mídia de que só seria cobrado ingresso na área de shows. No domingo, até às 18 horas, o acesso será gratuito em virtude do sorteio de prêmios.

Amilton Curty, Coopmista.