Bahia é estado favorito dos paulistanos que viajam a lazer

290

1474284834raul_golinelli_govba_1A magia de suas crenças, o encanto do seu povo, a riqueza histórica e artística do seu patrimônio e a diversidade de sua costa marítima fazem da Bahia o destino turístico favorito dos paulistanos das classes A e B, segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha para a revista Viaja São Paulo, pertencente ao Grupo Folha, e publicada neste mês de setembro.

A pesquisa indicou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, desponta como o estado brasileiro de destino turístico preferido da maior parte dos 827 paulistanos consultados pelo DataFolha, com 12% e 14%, respectivamente. Entre os jovens solteiros, segundo o levantamento, a preferência recai sobre a cidade de Porto Seguro (com 7%), no sul da Bahia, onde se encontram belas praias, agito constante e gente bonita. Além de Porto Seguro, outra preferida dos paulistanos solteiros é o Rio de Janeiro, que marcou apenas um ponto a mais que a cidade baiana.

Entre os aeroportos nordestinos favoritos dos paulistanos, o de Salvador só perde para o de Recife, e assim mesmo por apenas um ponto percentual. De acordo com a pesquisa, 10% dos paulistanos escolheram o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães como o segundo melhor do Nordeste. E os motivos, de acordo com a pesquisa, pode estar no túnel de bambuzais que se forma na entrada do aeroporto, na tranquilidade no embarque e desembarque, e, surpreendendo os paulistanos, segundo a revista Viaja Folha, o mix de lojas que oferecem artigos e artesanato da cultura local.

Outro destaque do aeroporto de Salvador, para os visitantes, é o tabuleiro da baiana do Acarajé. O comparativo dos três aeroportos nordestinos apontados como os favoritos na pesquisa – Recife, Salvador e Fortaleza – coloca o aeroporto baiano na frente dos demais em todos os quesitos relacionados pela revista paulista – número de passageiros que passaram pelo equipamento de janeiro a julho deste ano; número de lojas; extensão da pista principal (empata com o de Recife) e dimensão do terminal de passageiros.

O levantamento do DataFolha, que consultou paulistanos que viajaram nos últimos 12 meses para outros estados do País, só fez confirmar o que já se sabia. A Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros e, especialmente, dos paulistanos, que encontram no estado um conjunto de atrativos, a começar pela capital baiana.

Salvador

Dotada de um conjunto urbanístico e arquitetônico formado pelo Centro Histórico de Salvador – declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985 –, Salvador atrai visitantes pela imensa diversidade cultural, religiosa, gastronômica e, sobretudo, em razão do seu povo alegre e receptivo. Somado a tudo isso, uma imensidão de praias que se descortinam ao longo de sua orla, recortada pela Baía de Todos-os-Santos, transformando a cidade em um diversificado cartão postal.

Na reportagem da Viaja São Paulo, a pesquisa indica que há vários motivos que tornam Salvador e Rio as duas cidades preferidas dos paulistanos. Ambas foram capitais do Brasil, primeiro a Bahia, e depois o Rio; o Carnaval, marcante em ambas as capitais, cada uma a seu modo; os símbolos máximos da Cristandade – a imagem do Senhor do Bonfim e a Igreja que leva o mesmo nome, em Salvador; e a estátua de 30 metros, do Cristo Redentor, no alto do Corcovado. E por fim, lembra a revista, o litoral da costa baiana e o verde e azul das praias do norte fluminense “tornam os dois Estados praticamente imbatíveis nesse quesito”.

Porto Seguro

De acordo com a publicação, o clima tropical de Porto Seguro tem atraído quem quer curtir sozinho ou ficar bem acompanhado, daí a preferência dos solteiros pela cidade. “A natureza foi generosa com Porto Seguro e reuniu em seus quase 90 quilômetros de praias azul – esverdeado belezas naturais em toda a sua faixa litorânea – que se estende da Cidade Histórica, no centro, passando pelos distritos de Arraial D’Ajuda e Trancoso, até Caraíva”, descreve a revista.

Segundo o levantamento do Instituto DataFolha, o distrito de Arraial D’Ajuda é o mais procurado pelos solteiros porque reúne gente descolada principalmente no Carnaval e no fim do ano. Diz a revista- “estreita e toda de paralelepípedos, a rua de Mucugê, conhecida também como Caminho das Pedras, se autodenomina de ‘a rua mais charmosa do Brasil’ e reúne os mais movimentados bares com música ao vivo, restaurantes e boutiques que ficam abertos até de madrugada na alta temporada”.