Agentes penitenciários recebem certificado de conclusão de curso de capacitação

457

Na manhã de sexta-feira, 7 de outubro, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, 39 agentes penitenciários receberam o certificado de conclusão do curso intensivo de capacitação realizado na Base da Cipe/MA, em Posto da Mata/BA, e teve como orientador e responsável o capitão Mota Lima, subcomandante da Cipe/MA.
A solenidade contou com a presença do diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), tenente-coronel Osíris Cardoso; do subcomandante da Cipe/MA (Caema), capitão PM Mota Lima; do comandante do BEIC, tenente-coronel Amon Pereira; comandante da 87ª CIPM, major Magalhães; coordenador da 8ª Coorpin, delegado Kleber Gonçalves; defensora pública, dra. Isabel do Carmo; representado a Câmara de Vereadores, o vereador Gilberto, e o representante do Conselho Interativo de Segurança do Extremo Sul, Marcelino Mai.
O curso, segundo o diretor do Conjunto Penal, tenente-coronel Osíris, foi uma parceria entre a Unidade e a Polícia Militar, e teve duração de 60 horas. Os agentes foram treinados, preparados e capacitados para realizarem escolta, guarda armada, condução de presos, atuação em zona de conflito e outros acontecimentos que podem ocorrer no dia a dia da profissão.
Toda a cerimônia foi acompanhada pela Orquestra 09 de Maio, do maestro Orley Silva, que desenvolve o projeto Orquestrando o Futuro no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. Ao som de uma emocionante música e sob aplausos, todos os agentes receberam das mãos dos convidados os certificados.
Muito emocionado e transbordando felicidade, o diretor do CPTF, tenente-coronel Osíris, falou do seu orgulho em estar à frente da Unidade, que tem ótimos agentes penitenciários. Falou e afirmou que Teixeira tem o melhor presídio da Bahia, e concluiu dizendo que é o único do país onde os internos têm aula de música, e agradeceu ao maestro Orley pelo projeto desenvolvido na unidade.
Em entrevista, o diretor lembrou que hoje os internos estão na unidade, mas, eles irão retornar ao convívio social, e, por isso, é importante acreditar e buscar devolver à sociedade uma pessoa ressocializada. O maestro agradeceu as palavras do tenente-coronel, e falou que o projeto dentro do CPTF busca capacitar internos para que eles possam, além de ensinar outros detentos, sair e seguir uma carreira musical. Com informações de Rafael Vedra/Liberdadenews.