A importância de se medir e se controlar os níveis de colesterol

596

Final – Os óleos de peixe ricos em ácidos eicosapentaenóico e docosahexaenóico também reduzem os triglicérides.
Os ácidos graxos monoinsaturados devem participar em até 20% das calorias totais por dia. Os alimentos que apresentam maior conteúdo de ácido oléico são o óleo de oliva (65 – 80%), óleo de canola (65 – 70%) e o abacate (45 – 50%).
O aumento da ingestão de fibras na dieta é igualmente importante. Para uma dieta saudável recomenda-se a ingestão de 20 a 30 gramas de fibras. Com a ingestão de uma xícara de cereais, e meia de feijão, uma pera e uma maçã de tamanho médio por dia, obtêm-se 30 gramas de fibras.
A atividade física regular é importante para auxiliar na perda de peso e manter um estilo de vida mais saudável, diminui o risco de doença cardíaca, ajuda a controlar a pressão sanguínea e o diabetes, pode promover uma sensação de bem-estar e diminuir as tensões (estresse) do dia a dia.
É importante que metas realísticas sejam traçadas, e que as atividades escolhidas sejam prazerosas. Deve-se iniciar os programas de exercícios lentamente; a duração da atividade deve ser aumentada gradualmente. Deve-se também fazer uma avaliação pré-exercícios para estabelecer as atividades que sejam seguras e adequadas.
É bom lembrar que, especialmente nos idosos, a atividade física que traz mais benefícios é a aeróbica de carga baixa a moderada, como as caminhadas, a natação, para aqueles que possuem uma boa técnica de nado ou hidroginástica. O ideal é que possa realizar sessões de aproximadamente 45 minutos, o que pressupõe um metabolismo quase exclusivamente aeróbico. Igualmente importante é estabelecer um ritmo, com dias de exercício e dias de descanso, seguindo um regime adequado para intercalar os mesmos durante a semana.
Quando não se consegue atingir as metas lipídicas com as medidas de mudança no estilo de vida, está indicado o tratamento medicamentoso. Dentre os medicamentos mais utilizados estão as estatinas, as resinas de troca, os fibratos, o ácido nicotínico e os inibidores seletivos da absorção do colesterol.
Depois de iniciado o tratamento, seu médico poderá medir seu perfil lipídico várias vezes no ano para determinar a resposta ao tratamento. Novamente, é importante o jejum de 9 a 12 horas antes desse exame de sangue. Baseado nos resultados do perfil lipídico, seu médico poderá pedir que você melhore sua dieta, aumente os exercícios, ou mude de medicação.
Conclusão:
As medidas do nível de colesterol irão fornecer para você e para seu médico os dados necessários para avaliar o risco de doença cardiovascular e para prevenir, o tanto quanto for possível, um evento cardiovascular como um infarto ou derrame.
Uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos regulares são fundamentais para o controle do nível de colesterol. E quando não se consegue atingir as metas lipídicas, o uso de medicamentos estará indicado para o tratamento.