À flor da pele | Bastidores

422

À flor da pele

Em época de campanhas políticas os nervos se afloram e qualquer desavença é motivo de incitação de raiva ódio. É preciso repensarmos nossos conceitos, afinal, todos buscam, penso, o bem comum, uma cidade melhor, mesmo que não precise dos serviços essências como saúde, educação, pavimentação (privilégio de poucos), a luta é sempre por alguém que faça a diferença. Claro que, na maioria das vezes, prevalecem os interesses pessoais. Boa sorte e que vença o melhor pra sua, pra nossa cidade.

 

As artimanhas dos marqueteiros

Tenho acompanhado ao longo dos anos as artimanhas dos marqueteiros de campanha política, que é uma espécie de maquiador de homem; mas, por que maquiador? Porque faz com que seu personagem seja o botão da rosa para o eleitor, o galã, o sonho!!! Sonho? Sim, que por instantes (agora apenas 45 dias) é transformado em realidade e que nem sempre é. O incauto eleitor, quando acorda, tem que esperar quatro anos para tentar desfazer uma noite mal dormida sob os afagos das fantasias políticas incutidas na sua cabeça.

 

Mas, também têm aqueles…

A quem são depositadas as responsabilidades da derrota de seu candidato por deixar a máscara cair antes do final do espetáculo. Não conseguem de maneira nenhuma maquiar seu candidato para ser atrativo aos olhos dos eleitores e a si é depositada toda a mazelas da pós-campanha. Mas, têm os sortudos. Segunda, dia 3 de outubro, saberemos quem têm esses perfis.

 

Eleições na região I

Itanhém, com um quadro acirrado entre Zuma Pinheiro (filha do ex-prefeito Neco Batista) contra Mildson Medeiros, apoiado pelo atual prefeito, Bentivi. Início de campanha, Zuma disparada, mas, com a desistência do Pio Gazinelli e a substituição por Mildson, a campanha ganhou nova forma e na reta final os dois se afunilam na preferência do eleitorado itanhense.

 

Eleições na região II

Medeiros Neto: três candidatos disputam o pleito, mas apenas dois se agigantam, Arielson e dra. Jádina. O primeiro, que já candidato em 2008 e fora derrotado pelo ex-prefeito Beto Pinto, agora, recebe seu apoio e também do candidato do PT derrotada em 2012, Darcy do Suellen. A dra. Jádina Paiva, sem números oficiais, ganhou a preferência do eleitorado e deve vencer as eleições com boa margem de votos.

 

Eleições na região III

Lajedão e Ibirapuã. No primeiro, o atual prefeito disputa a reeleição contra o candidato que ele mesmo derrotou no seu primeiro pleito após um imbróglio provocado pela troca-troca de candidatos por conta da inelegibilidade dos apresentados pelo ex-prefeito Danilo Fraga. Desta feita, Carlos Sena volta ao pleito com vontade de vencer, mas o atual prefeito trabalhou e, provavelmente, será reeleito. Aguardemos segunda, dia 03.

 

Eleições na região IV

Teixeira de Freitas: com seis candidatos – João Bosco, Temóteo, Marta Helena, Caio Checon, Márcio do padre e mais um sub judice, Tarciso Gama, o pleito segue acirradíssimo nesta reta final, com dois deles na frente, disputando voto a voto a preferência do eleitor. Ainda se fala em adesões, desistência e outros possíveis conchavos, mas, ao que tudo indica, essa eleição quebrou a hegemonia da polarização direta, embora se desponte Temóteo e João Bosco, desta feita está sendo diferente.

 

Eleições na região V

Em Prado, a prefeitura é disputada por três candidatos, a atual prefeita Maíra Brito é candidata à reeleição, o pastor Miro e Gilvan Produções, que, ao que tudo indica, vem quebrando a hegemonia política da família Brito, representada pelo ex-prefeito Wilsinho, que é pai da prefeita. Se continuar a brotar o sentimento de mudança, Gilvan deve sair vitorioso. Na próxima edição, falarei das demais cidades.

 

Direção oposta

“O ambiente de ódio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao partido que representa, o PT, torna-se cada vez mais irrespirável desde, quando procuradores do Ministério Público Federal afirmaram, em espetáculo midiático ilustrado com gravuras de Power Point, que Lula seria o chefe do esquema de corrupção da Operação Lava Jato. Os ataques ao líder petista, no entanto, parecem exercer efeito contrário junto à opinião pública. Quanto mais acusações, maior o prestígio de Lula junto ao eleitor, conforme a pesquisa do Instituto Datafolha constatou em sua última pesquisa, em Julho deste ano, ratificada esta semana por outro levantamento, desta vez do Instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp)”. Correio do Brasil.